Droga fabricada a partir da maconha é considerada de alto poder alucinógeno e saiu de Coronel Sapucaia
Uma nova droga, de alto poder alucinógeno feita a partir da maconha e já presente em vários países da América Latina, chegou ao Brasil pelo Mato Grosso do Sul. Na noite de segunda-feira (26), dois irmãos cariocas foram presos em Dourados, a 233 km de Campo Grande, com cinco pacotes da substância chamada wax (cera, em inglês), pesando 24 gramas.
A prisão foi feita por guardas municipais por volta de 20h30 de ontem na Avenida Marcelino Pires com a Rua Coronel Ponciano.
Pedro Machado dos Santos Gomes, 31, e Gabriel Oliveira Vargas dos Santos, 19, moradores no bairro Tijuca, na capital fluminense, seguiam a pé em direção ao terminal rodoviário quando foram abordados.
Segundo a Guarda, os dois estavam com uma mala e informaram que vieram do Rio para a casa de parentes em Coronel Sapucaia, mas caíram em contradição sobre o tempo em que permaneceram na fronteira.
Os cinco pacotes da droga foram encontrados com Gabriel, que confessou ter comprado a droga em Coronel Sapucaia por R$ 50 e introduziu os invólucros no ânus para despistar a polícia.
Em Dourados, os dois foram ao banheiro do shopping, onde Gabriel retirou os pacotes do corpo e os colocou nos bolsos, para seguirem viagem ao Rio de Janeiro.
Antes de serem encaminhados para delegacia da Polícia Civil, os irmãos foram levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde passaram por exame de raio-X, mas nada foi encontrado.
A wax está se espalhando agora pelos Estados Unidos, mas já é produzida e consumida em países do Caribe há um bom tempo.
No dia 8 deste mês, autoridades policiais de Honduras encontraram um laboratório de produção da droga em Tegucigalpa, capital e maior cidade hondurenha.
No local, os traficantes plantavam a maconha para produzir a pasta amarelada. A wax é considerada extrato puro da cannabis e tem capacidade de produzir efeito alucinógeno por várias horas.