A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) continua criando iniciativas para tentar driblar a pirataria. Na última quarta-feira (10), a federação aprovou a uma data padrão para o lançamento de discos em todo o mundo: a partir de agora, todos os álbuns deverão ser divulgados às sexta-feiras.
De acordo com a IFPI, cinquenta países já aderiram à iniciativa, intitulada de “New Music Fridays” (“Música nova às sextas”, em português). A ideia é regularizar os lançamentos, permitindo que todas as pessoas possam comprar as novidades da música ao mesmo tempo, dissimulando, assim, a pirataria. Isso porque, antigamente, algumas gravadoras lançavam seus discos antes de outros países – fazendo com que o mercado pirada funcionasse com mais precisão.
Mas, porquê às sexta-feiras? Glen Barros, presidente da gravadora Concord Music Group, de artistas como Paul McCartney e Paul Simon, explica. “Existem mais consumidores ocasionais de música no início do fim de semana. Além de disseminar a pirataria, isso pode nos ajudar a aumentar o consumo. Ou seja, o mesmo dia da lançamento em todo o mundo reflete melhor as realidades do setor”.
No Brasil, as gravadoras Sony Music, Universal Music e Warner Music aderiram à iniciativa. Alguns países como Alemanha e a Austrália não precisarão alterar suas agendas, uma vez que os discos já eram colocados à venda nesta às sextas-feiras. De acordo com a IFPI, apenas no Japão os discos para o mercado interno continuarão a ser lançados nas quarta-feiras.
Fonte: Portal Sucesso