Grupo de Patrulhamento Aéreo divulga resultado dos primeiros 30 dias de atuação
Por Redação Publicado 25 de maio de 2017 às 13:58

Visualização e poder de ação ou reação, garante segurança em terra (Fotos: Divulgação)

O Grupo de Patrulhamento Aéreo – GPA – da Policia Militar divulgou o resultado do primeiro mês de operação em que o helicóptero Harpia 01 atuou em missões na capital como interior do Estado. O Policiamento foi reativado dia 20 de abril de 2017 pelo Secretário de Segurança Pública José Carlos Barbosa para realizar policiamento ostensivo aéreo e dar apoio às unidades de segurança publica que atuam por terra, tanto na capital como em missões no interior do Estado, visando fortalecer a segurança publica dentro do programa “MS Mais Seguro”.

Nesse primeiro mês de policiamento foram  voadas 39,2 horas, sendo que desse total,  21,5 foram  em policiamento preventivo  e atendimento às  ocorrências na capital e 17,7 horas em  apoio ao policiamento no interior do Estado, entre os quais no assalto a banco na cidade de Paranaíba ocorrido esse mês e  operações na cidade de Caarapó e Dourados e Sidrolândia.

Em Campo Grande foram realizadas operações na área Central e bairros como Aero Rancho, Tiradentes, Guanandi, Los Angeles, Parati, Nova Lima e outros além das regiões Sul e Norte da capital. Conforme os levantamentos realizados neste primeiro mês de operação somente na região urbana do Bandeira e Central houve redução de 15,09% nos furtos, e na região urbana do lagoa a redução chegou 20,57%. Outras operações estão em planejamento pelo Grupamento Aéreo para abranger outros bairros e regiões da capital nos próximos dias.

O Grupo de Patrulhamento Aéreo da Policia Militar atuou ainda em ocorrências de apoio a casos de veículos roubados auxiliando na localização e recuperação de veículos no interior do Estado. “a grande mobilidade, a rapidez e o campo de visão que o helicóptero proporciona são fatores que aumentam grandemente a possibilidade de êxito nas ocorrências”. “Neste período, já conseguimos sentir uma sensível retração nos índices de criminalidade nas áreas onde a aeronave esteve atuando no policiamento preventivo. A intenção é que, com a atuação contínua e operações rotineiras, consigamos melhorar ainda mais os resultados passando inclusive a fazer operações noturnas, pois é no período da noite que muitos delitos são praticados avalia o Tenente Coronel Rosalino Gimenez Filho, Coordenador do Policiamento e comandante do GPA.

Ainda conforme o oficial, “No pouco tempo que estamos operando já foi estabelecida uma rotina de policiamento que permite a aeronave estar presente diariamente nas ocorrências de forma a contribuir no objetivo estabelecido pela SEJUSP em reduzir a criminalidade dar apoio a todas as forças de segurança através do policiamento preventivo e presença da aeronave nos bairros da capital”.

“A segurança pública de Mato Grosso do Sul deu um grande salto implementando o policiamento aéreo, pois a exemplo de outros Estados, onde a Polícia Militar utiliza a aeronave no combate ao crime ficou comprovado a eficácia do equipamento e a contribuição para redução dos índices de criminalidade. Outro fator é que o Estado economiza aos cofres públicos colocando a aeronave em operação uma vez que, a aeronave estando parada, incorreria em gastos sem o retorno à população”. Conclui o comandante.