
O rap de Morro Agudo, bairro de Nova Iguaçu, chegou cabreiro na competição. Sem grandes pretensões, se soltou no palco e conquistou a plateia exigente do New World Center de Miami, nos Estados Unidos. No último dia 4, o grupo #ComboIO levou a taça no Take Back the Mic, considerada a Copa do Mundo do hip hop.
Dudu de Morro Agudo, Léo do XIII e Marcão Baixada entraram no jogo três dias antes do fim das inscrições. A internet votou em peso neles.
— No fim, ficamos com 40 mil votos a mais que o segundo colocado. Mobilizamos todo mundo pelas redes sociais e tudo saiu do nosso controle. Foi incrível — conta Dudu, de 36 anos.

Quando descobriram que iam para Miami, começou a correria. Foi preciso renovar o passaporte e levar “uma mala de documentos” para garantir o visto americano. Na hora do embarque, mais um estresse:
— O Léo deixou o passaporte em casa. Ligamos várias vezes e a mãe dele não acordava. Conseguimos que o cunhado dele levasse o documento de carro. Ele foi de Morro Agudo ao Galeão em 25 minutos!
Ao lado de grupos da Colômbia e da Jamaica, o #ComboIO entrou no palco tranquilo. Com naturalidade, conquistou a simpatia e o voto do DJ e da equipe que organizaram o festival.
— Conhecemos pessoas do mundo todo e as portas começaram a se abrir. Vamos lançar o novo CD e focar na “parada” internacional. Sem abandonar a nossa comunidade — garante Dudu.

Ação para agradecer
Para agradecer a ajuda dos moradores de Morro Agudo na campanha pela internet, o Movimento Enraizados (de onde saiu o #ComboIO) vai fazer uma ação para revitalizar a praça em frente à Igreja de São Francisco, no bairro. O evento será no próximo dia 23, das 10h às 22h.
— Não conseguimos agradecer todo mundo que deu moral para a gente, então vamos fazer várias atividades. O grafite dos muros será refeito, teremos grupos de hip hop, de poesia, entre outros — afirma Dudu.
O próximo objetivo deles é conseguir uma sede para o Enraizados. Assim, vão continuar as aulas de hip hop para as crianças de Morro Agudo e formar novos talentos.