O Governo de Mato Grosso do Sul entregou na manhã deste sábado (20), através do governador Reinaldo Azambuja, em Dourados, 32 viaturas a serem distribuídas em oito municípios. A ação faz parte da 4ª Etapa do Programa MS Mais Seguro, que envolve a aquisição de 282 viaturas. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 114 milhões, que aplicados ainda na compra de armamento, equipamentos, radiocomunicação e reformas do projeto Mãos que Constroem. Participaram da solenidade autoridades como o secretário de segurança José Barbosa, a prefeita de Dourados Délia Razuk, deputados, o comandante geral da Polícia Militar coronel Waldir Acosta e delegado geral da Polícia Civil Marcelo Vargas.
No evento, ocorrido na 53ª Expoagro, Salão de Eventos do Sindicato Rural, Reinaldo Azambuja destacou os investimentos que vem sendo entregues em todo Estado para dar mais segurança à população. O governador destacou ainda que Mato Grosso do Sul foi identificado pelo Ministério da Justiça, por meio do levantamento denominado Mapa da Violência, como o terceiro estado mais seguro do Brasil.
“Nós temos um grande investimento em Segurança Pública. Estamos entregando 32 viaturas neste sábado, mas o MS Mais Seguro como um todo vai dispor 700 viaturas para os 79 municípios. Trocamos todos os coletes balísticos que estavam vencidos quando assumimos a gestão, melhoramos as estruturas, compramos armamento, munição, oferecemos cursos de capacitação; acionamos o Governo Federal para auxiliar a segurança da fronteira tanto com o Paraguai quanto com a Bolívia porque hoje quem está presente nas fronteiras é o DOF – Departamento de Operações de Fronteira – e a Polícia Militar ou a Civil. Estamos discutindo isso com o Ministro da Justiça e não vamos desistir. Temos um rol de investimentos nos 79 municípios e as melhorias vão seguir sendo feitas”, afirmou.
A distribuição das viaturas seguiu critério de necessidade por região, sendo uma destinada para a Polícia Militar de Vicentina, Fátima do Sul recebeu duas viaturas para a Polícia Militar; uma para a Polícia Civil e uma para o Corpo de Bombeiros. Caarapó está contemplada com uma viatura para a Polícia Militar, uma para a Polícia Civil e Douradina com uma viatura para a Polícia militar.
Dourados, o maior município da região está recebeu cinco viaturas para a Polícia Militar; 10 para a Polícia Civil e três para o Corpo de Bombeiros. Itaporã recebe uma viatura para a Polícia Militar o mesmo ocorrendo com Laguna Carapã e Rio Brilhante duas viaturas para a Polícia Militar e uma para a Polícia Civil.