Maior produtor de mamão do Brasil, o estado da Bahia visa fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da fruta
Atualmente, a Bahia é responsável por 45% da produção de mamão do país. Um dos objetivos da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) é ampliar o controle de viroses, a exemplo da meleira. A criação de um programa de incentivo à exportação, com ações de promoção do mamão da Bahia no exterior e estímulo ao consumo da fruta também foram elencados pelo governo baiano.
De acordo com o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, o governo do Estado vai direcionar atenção especial para regiões com pouca participação no Produto Interno Bruto (PIB), e grande potencial de crescimento. “A Seagri está empenhada em aumentar a produtividade nessas regiões, agregar valor ao produto, e um dos caminhos para isso, é o incentivo à industrialização. A secretaria já prioriza a atração de agroinvestimentos para o Estado, e a intenção é que essa política seja intensificada”, disse.
Segundo Brambini, grande parte da produção é comercializada in natura, e a outra parte poderia ser melhor aproveitado. “A região do extremo sul tem potencial para trabalhar com o produto concentrado, e existe inclusive uma demanda internacional”, explica.
Além disso, ele chama atenção para necessidade de investimento em pesquisas direcionadas ao melhoramento genético que possibilite novas cultivares e melhorias em brix, calibre, resistência a doenças, entre outros fatores. “Recebemos o apoio da Embrapa de Cruz das Almas para encontrar o melhor cultivar para a região, mas precisamos intensificar essas pesquisas para aumentar a produção e produtividade. A produção do mamão acontece durante todo o ano, e esse setor produtivo possui grande potencial desenvolvimento”, ressaltou Brambini.
O extremo sul da Bahia é a região que mais produz a fruta no Estado, com 683 mil toneladas ao ano e 6,5 mil hectares de área plantada. A atividade emprega em média dois trabalhadores por hectare. O mamão é produzido em nove municípios da região, com destaque para os tipos havaí, papaya, golden e formosa. A fruta também é cultivada nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Cocos e São Félix do Conde.
Exportação
A comercialização de mamão com outros países movimentou, em 2014, mais de U$9 milhões na Bahia, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). A fruta é exportada para a Europa, Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes, e chega a 48 países.
Fonte: Portal do Agronegócios