Cachorros, gatos, coelhos, cavalos e outros animais serão atendidos na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA-Vet) estiver funcionando em Campo Grande. Por enquanto, a proposta não passa de um projeto esboço em um pedaço de papel, mas que está devidamente garantido através da Lei Municipal nº 5.593, do vereador Chiquinho Telles (PSD), e que foi sancionada ainda em 2015.
A referida lei autoriza o Município a criar a UPA-Vet, devendo esta prestar atendimento de urgência e emergência aos animais domésticos caninos, felinos, equinos, asininos e de muares da Capital, prestando os primeiros socorros, além de oferecer serviços de consultas, orientações, medicação de urgência, cirurgias, entre outros.
O atendimento será 24 horas e totalmente gratuito. A unidade veterinária também deverá ser dotada de um centro cirúrgico para realização de cirurgias emergenciais, destinando a dar assistência aos animais domésticos, soltos e abandonados, que precisam de atendimento de urgência e emergência.
O prefeito Marcos Trad (PSD) garantiu que irá construir a UPA-Vet, no entanto, não deu nenhum prazo para o início das obras, na verdade, nem mesmo um local está definido para receber a clínica. Para o vereador Chiquinho Telles, autor da proposta, a garantia de que irá sair do papel já é algo para ser comemorado.
“Ao falar em saúde pública, não podemos se esquecer dos animais. Esta unidade de pronto atendimento veterinário será uma grande vitória para nossa Capital. As pessoas vão passar a ter um local para cuidar de seus animais de estimação”, comemorou o parlamentar.