Fórum de Secretários na Capital debate soluções para o crescimento
Por Redação Publicado 13 de junho de 2017 às 12:26
Superintendente do Sebrae, Claudio Mendonça destaca estímulo aos pequenos negócios

O Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) – reuniu na última quinta-feira, 8 de junho, os secretários municipais responsáveis pelas políticas públicas para o desenvolvimento. Participaram do evento representantes de 56 municípios do estado.

Foram eleitos os membros da Comissão Executiva Estadual do Fórum de MS: Renato Lima (de Corumbá – Representante Estadual) e Claudio Agi (de Paranaíba – suplente); Luiz Fernando Buainain (Campo Grande – Região Centro) e Diana Duim (de Terenos – suplente); Neyde Ramires Veron (Dourados – Centro-Sul); Diógenes José Martins Marques (Ribas do Rio Pardo – Costa Leste) e Antônio Luiz Empke Jr. (de Três Lagoas – suplente); Carlos Henrique (Coxim – Norte) e Eduardo Azevedo (de Camapuã – suplente); Maria Marly Pucheta (Bela Vista – Oeste) e Elaine Brito (de Sidrolândia – suplente); Hernandes Ortiz (Nova Andradina – Sudeste) e Fernando Kamitani (de Naviraí – suplente).

O superintendente do Sebrae em MS, Claudio Mendonça, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou o papel dos entes públicos para desenvolver projetos e fazer valer leis que estimulam o crescimento da atividade produtiva, por meio do empreendedorismo, gerando benefícios à economia.

Já Ricardo Senna secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, falou sobre a atuação do Governo para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo. Em seguida, Jeconias Rosendo da Silva Júnior, consultor da Frente Nacional de Prefeitos, explicou sobre a atuação do Fórum.

Um dos destaques do dia ficou para a palestra do ex-prefeito de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, Vinicius Farah. Eleito em 2009 e reeleito com mais 83% dos votos, o gestor público enfatizou o trabalho de oito anos em que viabilizou projetos que geraram 9 mil novos postos de trabalho, recuperando o esvaziamento econômico decorrente da estagnação econômica da cidade.

As executivas regionais do Fórum de secretários formarão uma Rede de cooperação para a articulação dos planos de desenvolvimento com Estado, União, Sistema S e demais parceiros; que sustentará uma política integrada de desenvolvimento.