Uma ação conjunta de combate ao comércio de produtos clandestinos apreendeu duas toneladas de mercadorias de origem animal impróprias ao consumo. Os recolhimentos aconteceram nos municípios de Porto Murtinho, Caracol e Bela Vista, entre os dias 18 e 23 de maio.
As fiscalizações ocorreram em estabelecimentos comerciais como supermercados e açougues dos municípios, onde foram constatados vários tipos de irregularidades. Além das fiscalizações, a força-tarefa também orientou os donos dos estabelecimentos quanto à manipulação e armazenamento dos alimentosa, dando cumprimento ao que determina à legislação sanitária.
Depois de recolhidas, as mercadorias, entre elas produtos de origem animal, vegetal e perecíveis em geral, foram destruídas. Entre as irregularidades, produtos apresentavam armazenamento inadequado, prazos de validade expirados e temperatura de mercadorias em desconformidade com as normas sanitárias.
A ação contou com agentes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Vigilância Sanitária Estadual.
Fonte: Correio do Estado/Danielle Valentim