Fernanda Oliveira fala sobre a controversa campanha da Saint Laurent
Por Redação Publicado 17 de março de 2017 às 09:06

Modelo defende imagens e fala de sua relação com a marca

SÃO PAULO — Os cabelos são os mesmos e a tatuagem de faca entre os seios segue intacta, mas muita coisa mudou na vida de Fernanda Oliveira desde a sua estreia em outubro passado, na São Paulo Fashion Week. A pernambucana, sensação da última temporada, ganhou o mundo e caiu nas graças da Saint Laurent, estrelando a mais recente (e controversa) campanha da maison francesa. O anúncio despertou a fúria de ativistas, que acusaram a grife de retratar a modelo em poses degradantes e “incitar o estupro”. Nas redes, a foto foi marcada com hashtags como objetivação e anorexia.

Two Denim SPFW N43 – Fotosite

— Essa polêmica não me atingiu nem um pouco. O que tem de degradante e humilhante? O empoderamento feminino não seria justamente a mulher mostrar o corpo como quiser? — questiona. — Achei ridículo falarem de submissão. Não vi essa maldade. E mais: ainda disseram na França que eu era anoréxica. Eu como para caramba. Como a campanha foi retirada de circulação, vou fotografar uma nova em Los Angeles nos próximos dias.

Exclusiva da Saint Laurent na edição de inverno 2017/2018 da semana de moda de Paris, Fernanda, de 19 anos, foi escolhida por Anthony Vaccarello, estilista da etiqueta, para ser sua modelo de prova. Ou seja: todos os looks apresentados na passarela foram testados e ajustados no corpo da brasileira.

— Anthony é discreto, clássico e fino. Eu fui a mesma coisa de sempre, fiz minhas piadas — conta ela, entregando que sua tatuagem não repercutiu lá fora. — Não foi como no Brasil, mas fiz fotos em que pediram para eu exibir o desenho.

Fonte: O Globo.