Favoritos fazem últimos testes antes das convocações para a Eurocopa
Por Redação Publicado 29 de março de 2016 às 12:13

Franceses voltam a palco do jogo de abertura e final do torneio, cinco meses depois de atentados terroristas em Paris, em dia de Alemanha x Itália e Portugal x Bélgica

A pouco mais de dois meses para o pontapé inicial da Eurocopa 2016, com o jogo de abertura entre a anfitriã França e Romênia, dia 10 de junho, as principais seleções favoritas ao título continental entram em campo nesta terça-feira para fazerem seus últimos testes antes das convocações para o torneio. Além dos franceses, adversários de russos, disputam amistosos Inglaterra, Portugal, Bélgica, Alemanha e Itália, esses últimos quatro, aliás, medem forças entre eles próprios. Todos os confrontos com transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com a partir do meio da tarde.

Os confrontos podem ser decisivos para muitos jogadores. Os amistosos desta terça-feira são os últimos até o anúncio das convocações, em maio. A data-limite da Uefa para as listas finais é no dia 31 do mês.

Bem menos cotado para a conquista do título, mas merecedor de igual atenção, a Suécia também joga, contando com a volta de Ibrahimovic, poupado na derrota para a Turquia por 2 a 1, na quinta-feira passada. Destaque do Paris Saint-Germain, quadrifinalista da Liga dos Campeões, e com futuro incerto ainda, o atacante mostrou no último treino que está afiado e pronto para ser o protagonista de mais uma partida. A República Tcheca que se cuide na Friends Arena, em Estocolmo.

Os torcedores que têm o privilégio de ainda assistir a Ibrahimovic mais de perto na maior parte da temporada voltarão a ver a própria seleção no estádio do jogo de abertura e final da Eurocopa. Animados com a vitória por 3 a 2 sobre a Holanda, na última sexta-feira, os parisienses cantarão a Marselhesa pela primeira vez no Stade de France desde os atentados terroristas do dia 13 de novembro do ano passado. O técnico Deschamps prometeu fazer muitos testes na equipe liderada pelo volante Pogba, do Juventus.

– Não vai ser aquele time que vai iniciar a Euro, mas o que eu quero ver – disse Deschamps na entrevista coletiva da véspera da partida.

Também marcado pela ameaça terrorista recente, o confronto entre Portugal e Bélgica põe frente a frente Cristiano Ronaldo contra os atuais líderes do ranking da Fifa, ainda que muito desfalcados, de Hazard, De Bruyne, Benteke, Kompany, entre outros. Inicialmente programado para Bruxelas, o jogo chegou a ser cancelado, mas acabou tendo seu mando invertido, transferido para Leiria, por causa dos atentados da semana passada na capital belga. Em terras lusitanas, aparentemente mais longe do risco da violência, CR7 pareceu bem alegre, chegando a dançar no treino, apesar da perda do pênalti na derrota por 1 a 0 para a Búlgária na última sexta.

Em Munique, o principal clássico do dia, um duelo de tetracampeões mundiais, jogo que decidiu Copa: a Alemanha, detentora da Taça Fifa, recebe a Itália, vice da última Euro. O jogo não vai ter Neuer, machucado, no gol germânico e pode contar com três brasileiros naturalizados italianos em campo: os volantes Thiago Motta, do PSG, e Jorginho, do Napoli, e o atacante Eder, do Internazionale. Os anfitriões vêm de uma derrota de virada para a Inglaterra, por 3 a 2, em Berlim, enquanto a Azzurra empatou com a Espanha por 1 a 1, em Udine – bi continental, a Roja não entra em campo nesta terça.

Vitoriosos e animados, os ingleses jogam em Wembley contra a Holanda, principal ausente da próxima Eurocopa. Sem Rooney, lesionado, mas confiante em Kane e Vardy, artilheiros da Premier League e autores de gols na virada sobre a Alemanha, o English Team enfrenta uma seleção que parece viver num inferno astral. Na semana que o país perdeu o ídolo Johan Cruyff, falecido na última quinta-feira, sofreu a derrota para a França, com um gol um minuto depois de ter conseguido buscar o empate por 2 a 2, e ainda sofreu o desfalque do goleiro Cillessen, por causa de um nariz quebrado no treino do último domingo. E ainda está sem Robben, de longe, seu principal jogador na atualidade.

Fonte: Ge