A Unidade de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos (Carreta) de Campo Grande, está atendendo hoje (17), mulheres para diagnóstico precoce e prevenção de câncer. A carreta chegou as 7h da manhã na Avenida Heráclito de Figueiredo, no Jardim Nascente do Segredo, em frente ao Centro Multiuso “O Picolé”. Algo que as mulheres que agendaram antecipadamente os exames não esperavam é que a energia elétrica fosse ligada somente por volta das 9h, atrasando assim os serviços de atendimento.
Edilza Maria da Silva, 40 anos, repositora, acredita que tenha ocorrido uma falha, porque não informaram às pacientes que atenderiam tardiamente. “Faltou informação, após voltar a energia, eles ainda começaram a limpar a carreta, ficamos esperando mais ainda. A iniciativa é boa mas falta organização, como vou explicar no meu serviço todo o atraso, se não recebo ao menos um atestado e sim uma declaração de comparecimento”, reclama.
Maura da Silva Araújo, 51 anos, aposentada, explica que o atendimento é bom apesar da demora. “Facilita muito, pois nos postos de saúde não estão marcando as consultas, sempre estou acompanhando os atendimentos, porém nas unidades de saúde eles priorizam somente quem tem câncer”, afirma.
A unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos tem a finalidade de percorrer os bairros de Campo Grande, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixem na população alvo para diagnóstico precoce de câncer. Está equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico-vaginal e sala de pequena cirurgia, de acordo com informações do Hospital.