Facebook explica como algumas interações refletem no feed de notícias
Por Redação Publicado 5 de agosto de 2015 às 11:25

Você já gostou de um conteúdo no Facebook, mas não curtiu apenas para evitar que mais conteúdos de um determinado contato continuassem aparecendo no seu feed de notícias? Isso pode ser mais comum do que você imagina, afinal muitos dos nossos contatos do Facebook são apenas conhecidos.

A dúvida sempre é: você não quer excluir aquela pessoa, mas também não tem interesse em receber todo o conteúdo que ela posta. Pensando nessas e outras situações que encontramos no Facebook diariamente, o site Re/Code questionou engenheiros do feed de notícias da rede social para compreender porque alguns conteúdos insistem em aparecer para você.

Uma publicação que você já viu no seu feed e não curtiu continua a aparecer quando você abre a página? Isso acontece porque a postagem pode conter uma conversa com contribuições de alguns amigos, neste caso o Facebook considera interessante que você possa ver o desenrolar do debate entre eles, especialmente se alguns deles forem os que você interage com mais frequência.

Questionado sobre o que é considerado como positivo e negativo nas interações e o que faz essas indicações, o Facebook respondeu que “interpreta sua reação como positiva quando você curte, comenta, posta fotos com alguém, clica em uma foto para torná-la maior ou clica em um link que alguém compartilhou que leva para outro site. De modo geral, esse comportamento resulta no Facebook mostrando mais do que apenas o conteúdo da pessoa”.

Caso você não goste de algo que apareça no seu feed de notícias, você pode ficar “indiferente” a ele ou à pessoa que postou. Basta clicar na seta à direta do nome do usuário e você poderá escolher entre as opções o quanto você não gostou daquele conteúdo, sendo essa uma reação considerada “negativa”.

Mas se você realmente não quiser receber mais nenhum conteúdo daquele usuário, a forma mais simples de selecionar o que aparece para você é deixando de segui-lo. Antigamente o recurso era conhecido como “ocultar” o conteúdo, mas no novo formato ficou mais leve. Caso você mude de ideia também pode voltar a seguir a pessoa e voltar a receber seus conteúdos normalmente.

Segundo o Facebook, “outro indicador negativo neste mesmo menu é o ‘eu não quero ver isso’, que esconde a postagem e dá ao usuário a oportunidade de dizer por que não quer ver alguma coisa, por ser chata ou não ser interessante, por não precisar estar no Facebook, por ser spam, e assim por diante”. A opção também pode ser desfeita caso o usuário mude de ideia.

Mas você não tem tempo de ficar passeando pelo seu feed para marcar tudo aquilo que você não tem interesse? Existe um atalho. O Facebook explica que você pode colocar alguns amigos na sua lista de “Conhecidos” e dessa forma receber menos conteúdo deles, não sendo uma escolha tão extrema como deixar de seguir e não receber mais nada do que a pessoa posta, sendo que você ainda receberá as principais publicações deste usuário.

conhecidos facebook

Questionado sobre as publicações que aparecem para o usuário dias depois de terem sido postadas, a rede social explica que isso acontece quando você não viu o seu feed quando aquele conteúdo foi postado, ou não rolou o suficiente para encontrá-lo. Ele pode aparecer para você principalmente se não há muitas postagens novas dos seus amigos.

O Facebook também usa as horas do dia para melhorar a experiência do usuário, mas apenas de formas gerais. A rede social ainda estuda formas de aprimorar esse recurso, como por exemplo, se você ler mais conteúdos de manhã, seu feed também seria abastecido com mais publicações neste horário.

O feed de notícias do Facebook aprende com seus padrões do passado, então quanto mais você acessar um determinado site a partir de links do Facebook, ou compartilhar e curtir com frequência algum tipo de história, é provável que um conteúdo semelhante apareça mais vezes para você.

Se você gostou da ideia de personalizar mais o seu feed de notícias, pode seguir algumas dessas dicas e também participar de pesquisas feitas pelo próprio Facebook, que ajudam a rede social a determinar melhor quais conteúdos vão aparecer no seu feed.

Fonte: Canatech