A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar apoio humanitário às vítimas de enchentes no Peru. Nesta sexta-feira (31), aviões da FAB vão transportar 75 barracas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.
“É muito gratificante ajudar uma nação amiga e colocar em prática tudo que aprendemos”, afirmou o Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro, comandante do esquadrão.
As tendas têm aproximadamente 25 m² de área útil, com piso e cobertura de PVC e armação em ferro galvanizado. O auxílio é semelhante ao prestado às famílias afetadas pelo furacão Matthew, no Haiti, em outubro de 2016.
“Com essas barracas poderemos atender cerca de 900 pessoas”, afirma o coordenador do Departamento de Operação da Sedec, Cesar da Silva Santana. “Essa é uma missão integrada de ajuda humanitária. Sem a Força Aérea seria impossível realizá-la”, complementou.
Esforço
Uma outra aeronave da FAB já está no Peru desde o dia 21 de março. Há mais de uma semana, a equipe composta por 16 militares do Esquadrão Gordo tem participado de várias missões humanitárias de transporte de pessoas, água, mantimentos e medicamentos.
Após fortes chuvas, que causaram deslizamentos de terra e alagamentos, já foram registradas 97 mortes. Mais de 124 mil moradores do Peru foram atingidos pelas enchentes e 1.200 pessoas estão desabrigadas. A FAB intensifica o apoio em cidades mais atingidas pelos temporais, como Tumbes, Chiclayo e Trujillo.
Fonte: Portal Brasil