O Brasil exportou menos ovos no primeiro trimestre de 2016. Foram 2,07 mil toneladas enviadas ao exterior, queda de 62,5% em relação ao volume embarcado em igual período do ano passado (5,5 mil toneladas), segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
As receitas com as vendas do produto também foram menores. Queda de 59,3% em relação ao primeiro trimestre de 2016, totalizando US$ 2,8 milhões.
Nos três primeiros meses do ano, os Emirados foram o principal comprador dos ovos do Brasil no exterior, com 1,5 mil toneladas adquiridas. Mas também as vendas para eles recuaram nos três primeiros meses deste ano sobre igual período do ano passado. O Japão foi o segundo maior destino no exterior, com 272 toneladas e queda de 68%.
Em nota, Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA disse que a queda nas exportações está relacionada com o mercado interno pelo produto, que está aquecido.
“Houve um aumento de consumo no mercado interno, que se mostrou mais atraente para as vendas do setor de ovos. Com isto, grande parte da oferta que teria como destino as exportações acabou ficando no mercado doméstico”, analisou o executivo.
Fonte:Uagro