Exercícios ao ar livre devem ser feitos longe da poluição dos carros
Por Redação Publicado 26 de abril de 2016 às 14:49

oluente mais perigoso para a saúde é o material particulado.
Procure lugares arborizados na hora de praticar atividade física.

Muita gente opta por fazer atividade física ao ar livre. Entretanto, é importante reparar se o local é muito poluído. O Bem Estar desta terça-feira (26) mostrou a relação da poluição com o nosso coração. Para tirar as dúvidas, convidamos o consultor e cardiologista Roberto Kalil e o alergista José Carlos Perini.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, poluição do ar é a contaminação do ambiente interior ou exterior por qualquer agente químico físico ou biológico, que modifica as características naturais do ambiente. A poluição vem dos aparelhos domésticos de combustão, veículos, instalações industriais e incêndios florestais.

Os especialistas dão a dica para quem quer se exercitar ao ar livre: procurar um parque e ficar o mais longe possível da rua. O poluente mais perigoso para a nossa saúde é o material particulado, que sai dos carros, dos ônibus, dos caminhões, principalmente os movidos a diesel.

Fazer atividade física em lugar poluído faz mal porque durante o exercício a pessoa fica mais ofegante, respira mais intensamente. “Isso aumenta seu nível de exposição. O exercício físico faz você respirar mais e sem dúvida você acaba inalando mais poluente. Por isso, a escolha do lugar para se exercitar é importante”, alerta a pesquisadora do laboratório de Poluição Atmosférica Mariana Matera Veras.

Fonte: Bem Estar