Após três meses de intenso treinamento, os integrantes da equipe sul-mato-grossense de levantamento de peso vivem a decepção. Com a falta de apoio, apenas quatro dos oito atletas classificados para o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Força “Powerlifiting” 2017, conseguiram bancar a viagem rumo ao torneio, no próximo fim de semana, em Ribeirão Preto (SP).
O competidor e técnico da equipe, Clayton Munhóz, lamentou o episódio. “É complicado. Temos atletas que viraram o fim de ano treinando sem parar. Não vamos com toda a equipe, mas quem for estará 100% preparado”, afirma Munhóz, lembrando que o grupo apelou às rifas entre amigos para custear a viagem de carro.
Com as baixas de última hora, a delegação sul-mato-grossense participará do evento com Clayton (na categoria 100 kg); Flávia Simioli (84kg), Pedro Brandão (74kg) e Tiago Herrero (93kg). Todos competidores de Campo Grande.
Atuais campeões brasileiros, Clayton e Flávia defenderão o título no evento que recebeu a inscrição de 350 atletas de várias regiões do País. Dentre eles, os campeões mundiais Davi Coimbra (93kg) e Ana Rosa (74 kg).
Satisfeito com o desempenho nos treinos, Clayton ressalta que todos os integrantes do grupo representante de MS, chegam com chance de pódio. No Brasileiro do ano passado, a equipe conquistou três ouros e uma prata, além de um quarto lugar.
“Esse torneio [Brasileiro] é muito competitivo, muito pesado. Mas vamos trazer medalhas independente de cor”, promete o técnico. Depois das fases de treinos para reforço muscular e com carga alta, o grupo priorizou há duas semanas o trabalho de ajustes da parte técnica dos movimentos.
REGRAS
O Powerlifting é uma modalidade disputada com o objetivo de levantar o maior peso em cada uma das três seguintes modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra. Todos os atletas são chamados ao tablado para realizar sua primeira pedida, seguindo a ordem das pedidas mais leves até as mais pesadas. Feita a primeira pedida, o atleta comunica à mesa qual será a segunda pedida, caso tenha feito um movimento válido, ou repete o mesmo peso, caso o movimento tenha falhado.
Fonte: Da hora Bataguassu