Energisa/MS: leituristas não têm capacitação para constatar fraudes em relógios de medição
Por André Farinha Publicado 26 de julho de 2017 às 16:00
Leiturista acusou idosa, de 67 anos, de cometer furto de energia elétrica em sua casa. (Foto: Ilustrativa)

Em nota enviada ao site R1 News, a assessoria de imprensa da Energisa/MS informou que abriu um procedimento interno para apurar o caso de calúnia e desrespeito cometido por um funcionário da empresa contra uma idosa, na Capital. Conforme publicado na terça-feira (25), um leiturista da concessionária de energia elétrica teria acusado a mulher, de 67 anos, de cometer furto de energia sem ao menos realizar uma perícia técnica no medidor da residência para comprovar os fatos.

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Sem provas, leiturista da Energisa/MS acusa idosa de furto de energia

Segundo a nota, “os leituristas não possuem capacitação técnica para constatação de falhas ou fraudes em relógios de medição”. A empresa também ressalta que “a confirmação de furto de energia só pode ser executada pelas autoridades policiais competentes.”. Conforme a denúncia apresentada pela idosa, o leiturista apontou a existência de ‘gato’ (como são chamados os furtos de energia) após constatar uma diminuição no valor do consumo.

De acordo com a versão da vítima, o leiturista teria se recusado a fornecer a conta mensal de Julho alegando que “o valor do consumo estava muito baixo”. Ele sequer informou o valor da conta para que a mulher pudesse comparar com a do mês anterior. A situação aconteceu na quarta-feira (19), na rua Catende, bairro Silvia Regina. O leiturista esteve na residência da vítima e, após imprimir a conta, alegou que: “o valor está muito baixo, deve ter algum ‘gato’ nesse medidor.”, sem fazer qualquer tipo de pericia técnica no relógio de energia.

O funcionário informou que ela receberia, dentro de alguns dias, a conta com o valor correto por correspondência. Em seguida, deixou o imóvel sem dar maiores detalhes ou mesmo comprovar a acusação que havia realizado, expondo a idosa ao ‘ridículo’ na frente de vizinhos, causando incômodo e humilhação.

À reportagem, a idosa ressaltou que procurou a Central de Atendimento da Energisa/MS para fazer a reclamação, porém, nenhuma medida foi tomada pela empresa até o momento. Ela também ainda não recebeu a correspondência com a fatura mensal.

Confira a nota enviada pela Energisa/MS na íntegra:

“A Energisa esclarece que a atitude relatada pelo colaborador na matéria do site R1 News, de Campo Grande, não condiz com a postura da empresa que sempre preza pelo respeito com o cliente e uma excelente prestação de serviço.”.

“Informamos que o caso está sendo apurado pela Gerência Operacional. Esclarecemos ainda que os leituristas não possuem capacitação técnica para constatação de falhas ou fraudes em relógios de medição, e que a confirmação de furto de energia só pode ser executada pelas autoridades policiais competentes.”.