Em sessão solene, Mara Caseiro ressalta a busca do conhecimento como diferencial
Por Redação Publicado 26 de outubro de 2017 às 16:00
A solenidade foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia

Na noite desta quarta-feira (25/10), a deputada Mara Caseiro (PSDB), em conjunto com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), Fábio Henrique Sirugi Gasparotto, homenagearam em sessão solene 18 profissionais da odontologia que se destacam por seus relevantes serviços prestados à área odontológica do Estado.

“O profissional hoje busca conhecimento, isso é o diferencial do dentista sul-mato-grosssense e também do brasileiro, onde ele busca dar o melhor atendimento, se aperfeiçoar, para assim devolver e restabelecer o sorriso das pessoas, que é a obra de arte maior. Saber que fomos protagonistas daquele sorriso e da alegria, porque devolver o sorriso é devolver a auto-estima”, afirmou a propositora do evento, Mara Caseiro que também é cirurgiã-dentista.

A parlamentar ainda destacou as dificuldades enfrentadas pelos idosos. “Antigamente o acesso ao dentista não era como hoje, e muitos idosos não puderam realizar tratamentos dentários, por isso temos a necessidade de políticas públicas para atender esse público que tanto necessita”, avaliou a parlamentar.

Já a secretária de Estado Adjunta de Sáude, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, falou dos avanços da saúde bucal em Mato Grosso do Sul. “A odontologia hoje pode ficar muito feliz com todos os avanços que nós temos conquistado nos últimos anos, não só para a população idosa, mas para todas as faixas etárias. Em 79 municípios do Estado nós conseguimos ter equipes, técnicos e auxiliares de saúde bucal que compõem as 544 equipes que desenvolvem seus trabalhos  nas unidades de saúde e promovem o acesso a população as ações de promoção de prevenção , tratamento e reabilitação”, revelou a secretária

O presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-MS), Carlos Magno, apontou que o papel do dentista vai além de cuidados com os dentes. “Cada vez mais nós podemos contribuir não só dente, não só na boca, mas ele pode contribuir para o sorriso de muitas pessoas na situação de vulnerabilidade social, por meio de diversas ações sociais que fazem a diferença na vida de muitas pessoas”, constatou.

“Mato Grosso do Sul conta com excelentes profissionais, e temos muitos aspectos positivos a comemorar hoje, dia 25 de outubro, dia do dentista,  porque nós temos uma odontologia de primeiro mundo, mas o nosso trabalho é continuo e cheio de aprendizados”, complementou o presidente do CRO-MS, Fabio Henrique Siruigi Gasparatto.

A paulista e dentista Maria Fernanda Martins Ortiz Posso, que está há seis anos morando em Três Lagoas, falou em nome dos homenageados da noite. “É uma responsabilidade representar a todos. É um privilégio que eu não esperava, porque desenvolvo um projeto de palestras de conscientização em escolas, onde falo de câncer bucal e HPV (Human Papiloma Virus que, numa tradução livre para a língua portuguesa, significa Papiloma Vírus Humano), é um trabalho completamente despretensioso, que eu considero como minha vocação social. Eu nada mais faço do que contribuir com a sociedade o que ela me deu, porque eu me formei em instituição pública. E a homenagem de hoje é uma alegria a qual eu não contava, é a coroação de um projeto simples que de repente você percebe que tem valor”, considerou Maria Fernanda.

Também receberam o Diploma de Honra ao Mérito:  Adalberto Quintal, Carlos Magno de Oliveira Rodrigues, Celina de Abreu Cavalcanti, Claudia Midori Nakkasse Mori, Diogo Coelho, Dulcinea Vaz Ayub, Eliana Echeto da Silva, Herbert de Abreu Cavalcanti, João Claudio Gomes Barbosa, José Odorico de Oliveira Almeida, José Olavo Mendes, Leonardo Roberto do Nascimento, Lilian Junqueira Carrico, Maria Natalia Sandoval de Pacher, Oneide de Fatima Toniazzo, Renan Saldanha Kayatt e Renata Santos Belchior de Barros.