Um dispositivo que permite a mulher denunciar casos de agressão e ameaças à sua integridade e ainda concede, de uma forma mais rápida, o suporte policial para a segurança da mesma. Esta é a proposta da deputada estadual Grazielle Machado (PR), que na semana passada apresentou o Projeto de Lei que cria o aplicativo para dispositivos móveis ‘Mulher Segura’.
Segundo a parlamentar, a ferramenta complementa a rede de denúncias de mulheres vítimas de violência. Pelo aplicativo, a mulher poderá denunciar casos de agressão ou ameaças, essa informação será enviada a uma equipe de monitoramento. Por sua vez, a Polícia Militar será acionada para prestar o devido apoio à vítima.
Conforme a matéria, para implementar a ferramenta, o Estado poderá firmar convênios, contratos e termos de cooperação com entidades. O aplicativo poderá ser desenvolvido pelos acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Um cadastro poderá ainda ser criado para evitar denúncias falsas.
Segundo a deputada, “infelizmente a violência contra a mulher ainda tem índices muito preocupantes e, tudo que se pode fazer contra essas agressões é fundamental para preservar a integridade e dignidade feminina”. Se sancionado, o projeto entra em vigor após 120 dias.