Nova Andradina (MS) – Durante a realização da Rota do Desenvolvimento, comerciantes, empreendedores, proprietários e produtores rurais de Nova Andradina e região, poderão tirar dúvidas sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sobre a nova legislação para o licenciamento ambiental, vigente no Estado desde o mês de junho. Nos três dias da ação, técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estarão presentes para oferecer estes serviços e atender a outras demandas que surgirem.
Na tarde desta terça-feira (21), primeiro dia da Rota do Desenvolvimento, os técnicos do Imasul começaram a receber as demandas do público presente. Pouco depois de serem atendidos, os irmãos Rafael e Bruno Yassunaka, da empresa BSY Consultoria Ambiental – que atua em Nova Andradina – elogiaram a realização da Rota do Desenvolvimento. “É um evento de grande importância e auxílio para o nosso trabalho e também de nossos clientes”. Rafael e Bruno tiraram várias dúvidas ligadas ao novo manual de licenciamento ambiental e sobre o CAR. “Recebemos um atendimento de primeira qualidade, com muita atenção e profissionalismo do Imasul. Estamos percebendo uma sensível diferença e melhoria na emissão de licenças”, disse Rafael.
Cadastro Ambiental Rural
O CAR é um dos assuntos com maior nível de procura nas mesas de atendimento do Imasul. O cadastro consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.
Ele foi criado pelo Código Florestal e aprovado em maio de 2012. O cadastro servirá como um banco de informações sobre os imóveis rurais, reunindo dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública. O prazo para fazer o CAR foi prorrogado até o fim deste ano pelo governo federal e é necessária a participação e envolvimento dos proprietários rurais de todo o país. Na Rota do Desenvolvimento, os técnicos do Imasul estarão de prontidão para tirar dúvidas e auxiliar no preenchimento dos formulários.
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 80 mil imóveis rurais têm de fazer o cadastro no CAR. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o Imasul irá promover campanha de divulgação e orientação junto aos proprietários rurais para que 100% das propriedades sul-mato-grossenses sejam cadastradas até o fim deste ano.
Licenciamento
Em maio deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e o Imasul lançaram o novo Manual de Licenciamento Ambiental. A nova resolução formaliza objetivos, diminui a subjetividade de entendimento entre os procedimentos e aumenta atividades licenciáveis no Estado. De 472 processos licenciáveis, em 2011, o novo Manual aumentou para 600 atividades licenciáveis. Isto reflete a nova realidade econômica do Estado e atende às necessidades de se ter avanços nos diferentes segmentos da economia.
O Manual consolida a necessidade de aperfeiçoar os procedimentos do licenciamento ambiental e de otimizar o uso dos recursos do Estado, com vistas ao melhor desempenho dessa atribuição.O novo Manual está em vigor desde o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e pode ser acessado no site do Imasul e da Semade – www.imasul.ms.gov.br ouwww.semade.ms.gov.br.
Fonte:noticias.ms.gov.br/