Em Campo Grande cerca de 40.331 pessoas já foram vacinadas contra a gripe entre os dias 18 de abril e 3 de maio, segundo a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau).
Mais de 15.523 crianças (de 6 meses a menores de cinco anos) tomaram as doses da vacina de acordo com Boletim de Vacinação de hoje (5), emitido pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Também foram contabilizados cerca de 2.500 gestantes 2.500 e 550 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Já os profissionais da saúde totalizam 6.625 pessoas vacinadas. Os idosos com mais de 60 anos representam 13.269 doses aplicadas.
Da área de educação, cerca de 496 professores já receberam a vacina. Já os indígenas somam 50 pessoas e funcionários do sistema prisional, 8, enquanto que 1.314 portadores de doenças crônicas também já se imunizaram.
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF), das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, e as equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo. Recomenda-se a distribuição até às 10h e 16h para garantir que as pessoas que receberam as senhas sejam atendidas antes do intervalo para o almoço ou da finalização do expediente de trabalho
Para receber a dose, todos os que se enquadram nos grupos de risco citados devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).
Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na SESAI.
Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.
Plantão de Vacinação
Cinco unidades de saúde ficam aberta neste sábado (06) e domingo (07) para aplicar as doses nas pessoas que integram o grupo de risco: os Centros Regionais de Saúde Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho, Coophavila e a UBS Coronel Antonino. Estas unidades ficam abertas das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.
Com informações da Sesau