Dois moradores de Coxim que não tiveram os nomes revelados foram presos, na madrugada desta quarta-feira (5), com 57,2 quilos de cocaína pura, avaliados em R$ 1,5 milhão. A dupla foi presa pela Polícia Federal na Estrada Parque em Corumbá, por onde os homens iniciavam a viagem até Coxim. Os federais passaram a monitorar os homens ao constatar que não possuíam vínculos empregatícios, investimentos ou meios de subsistência que justificassem as constantes viagens para a região de fronteira com a Bolívia. Um dos indivíduos, inclusive, mantinha uma residência em Corumbá, que a Polícia Federal suspeita que era utilizada para guardar carregamentos da droga e também como ponto de encontro.
Na avaliação da polícia a dupla se aproveitava das cheias que inundam a região pantaneira nesta época do ano, dificultando o trajeto e o fluxo da maioria dos veículos, e assim burlar a fiscalização policial. Com isso, um trator de médio porte, com tração nas quatro rodas, seria um dos poucos veículos capazes de cumprir o trajeto entre Coxim e Corumbá. Após acondicionar a droga, a dupla seguia viagem de volta para distribuição da droga a partir de Coxim. Ao suspeitar que o trator saísse rumo a Coxim, uma equipe da Polícia Federal abordou a máquina na Estrada Parque distante cerca de 15 km da zona urbana de Corumbá.
Os dois homens apresentaram nervosismo extremo e contaram histórias contraditórias, aumentando a curiosidade dos federais. Com revista no maquinário foi descoberto alteração em um dos tanques do trator e nele encontrados os pacotes com cocaína, sendo a dupla presa e autuada em flagrante de tráfico e associação criminosa.