Policiais do Departamento de Operações de Fronteira – DOF, fizeram na tarde desse sábado (11), uma das maiores apreensões de maconha no Brasil neste ano. Na ação, os policiais interceptaram uma carreta que transportava uma carga de 7.185 quilos da droga.
A apreensão ocorreu durante policiamento itinerante (patrulha) de fronteira, onde uma das equipes operacionais abordou durante na MS-295, região de Tacuru/MS, uma carreta Scania T-113 azul, com placas de Campina Verde/MG, dirigida por José Mirobaldo Santos (48), morador em Campina Verde, Minas Gerais.
Durante a vistoria ao veiculo, os policiais constataram que por baixo de uma suposta carga de sal e ração, havia vários volumes de maconha que após pesagem totalizaram 7.185 quilos da droga. O motorista alegou desconhecer a carga, sendo encaminhado até a DEFRON – Delegacia de Fronteiras – em Dourados, onde foi autuado por trafico de drogas.
A carga, que foi avaliada em aproximadamente R$ 20 milhões é uma das maiores apreensões realizadas no Brasil no ano de 2017 e revela que, nesse período que antecede o carnaval, criminosos tentam usar as fronteiras de Mato Grosso do Sul em direção aos grandes centros com objetivo de abastecer “mercados consumidores”.
As equipes do DOF permanecem no patrulhamento itinerante intensificado em toda a fronteira com a Bolívia e Paraguai, visando coibir esse tipo de ilícito e aumentar a sensação de segurança nas cidades fronteiriças do Estado.