Artista britânico faz remix com chamada para oração para muçulmanos em festival na Tunísia. Após onda de indignação, músico pede desculpas, e autoridades tunisianas fecham a boate.
Um DJ britânico teve de se desculpar por fazer um remix com o azan – a chamada à oração dos muçulmanos – num festival de música eletrônica na Tunísia. Autoridades tunisianas fecharam a boate e abriram um inquérito.
Os presentes na boate aparentemente apreciaram a música, mas um vídeo do remix com a convocação à oração muçulmana postado nas redes sociais provocou indignação em todo o país. O DJ Dax J recebeu mais de 200 ameaças de morte desde o acontecimento no Orbit Festival, na última sexta-feira (31).
O Ministério de Assuntos Religiosos tunisiano condenou a apresentação do DJ britânico, afirmando que “zombar das opiniões e dos princípios religiosos dos tunisianos é absolutamente inaceitável”.
O DJ Dax J, que vive em Berlim, publicou em sua conta no Facebook um pedido de desculpas. “Quero oferecer minhas sinceras desculpas a qualquer pessoa que possa ter sido ofendida pela música que eu toquei no Orbit Festival na Tunísia”, escreveu. Posteriormente, sua página na rede social foi desativada devido a uma série de ameaças e insultos nos comentários.
Organizadores do festival perto da cidade costeira de Hammamet também emitiram um pedido de desculpas. “Dax J não tinha a intenção de provocar raiva ou ofender. Está claro, depois de suas desculpas, que Dax J é sincero e não tem motivo para maltratar nossos queridos festeiros”, escreveram.
O governador local Mnaouar Ouertani disse à agência francesa de notícias AFP que, em resposta ao clamor popular, “decidimos fechar esta boate” até nova ordem. “Não permitiremos ataques contra os sentimentos religiosos e o sagrado”, concluiu.
Fonte: G1