A Prefeitura de Campo Grande espera suprir a falta de medicamentos básicos na rede municipal de saúde em até 15 dias. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) iniciou ontem, quarta-feira (1), a autorização de empenhos para pagamentos de fornecedores de medicamentos.
“Nossa prioridade no momento é quitar dívidas atrasadas para podermos negociar com os fornecedores a possibilidade de realizarem a entrega de novos lotes de medicamentos através dos novos empenhos”, disse o titular da Sesau, Marcelo Vilela.
De acordo com o município, alguns fornecedores de medicamentos estão desde agosto de 2016 à espera de pagamento. As dívidas prejudicaram o abastecimento das unidades de saúde, e muitas sofrem com a falta de remédios no estoque.
A Sesau informou que solicitou empenho de 257 medicamentos como dipirona sódica, amoxicilina cápsula, losartana potássica, metformina, omeprazol, lidocaína, ibuprofeno gotas, furosemida, captopril e solução fisiológica.
Como a Prefeitura afirma que conseguiu negociar com os fornecedores a quitação das dívidas, a expectativa é que os medicamentos comecem a ser entregues na farmácia central do município em até 10 dias, tão logo questões burocráticas de pagamentos sejam superadas.
Vilela frisou que pretende organizar uma força tarefa para distribuir os medicamentos tão logos sejam entregues na farmácia central, sendo que para UPAs e CRSs o prazo de entrega é de no máximo 24 horas, enquanto nas demais unidades o tempo para encher os estoques pode levar até 15 dias.
Fonte: Midiamax/