Dilma recebe chefes de Estado para reunião de cúpula do Mercosul
Por Redação Publicado 17 de julho de 2015 às 10:51
Dilma recebe o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no Palácio do Itamaraty (Foto: Filipe Matoso/G1)

Presidentes se reúnem em Brasília para discutir parcerias econômicas.
Grupo reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Líderes dos países que compõem o Mercosul chegaram no início na manhã desta sexta-feira (17) à cúpula dos chefes de Estado do bloco econômico. Vão se reunir em Brasília os presidentesDilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), Tabaré Vázquez (Uruguai), Horácio Cartes (Paraguai) e Nicolás Maduro (Venezuela).

A Cúpula do Mercosul ocorre no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o governo brasileiro, o objetivo da cúpula deste ano é “discutir temas como integração produtiva, promoção comercial, atração de investimentos e micro e pequenas empresas.” O último encontro do bloco econômico ocorreu em dezembro do ano passado, na cidade de Paraná (Argentina).

Antes de dar início à reunião de trabalho da Cúpula do Mercosul, Dilma se reuniu com o presidente de Guiana, David Granger. Os presidentes do bloco chegara ao Itamaraty pela entrada principal e seguiram para a Sala Ruy Barbosa, onde deram início à reunião.

De acordo com a programação divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, os presidentes do bloco ainda discursam na Sessão Plenária e almoçam juntos. Além disso, a presidente Dilma fará declaração à imprensa sobre a cúpula.

Embora o encontro dos presidentes ocorra nesta sexta, outros eventos que ocorreram nos últimos dias também fizeram parte da Cúpula do Mercosul. Nesta quinta (16), por exemplo, a presidente Dilma se reuniu com centrais sindicais dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguaie Uruguai).

Dilma cumprimentou o presidente da Bolivia, Evo Morales, na chegada ao Itamaraty (Foto: Filipe Matoso/G1)

Dilma cumprimentou o presidente da Bolivia, Evo Morales, na chegada ao Itamaraty (Foto: Filipe Matoso/G1)

Também nesta quinta, os chanceleres e ministros das finanças dos cinco países do bloco se reuniram para discutir acordos a serem assinados em diversas áreas. Ao longo desta semana, também em Brasília, ocorreu a Cúpula Social do Mercosul e, em Belo Horizonte (MG), o V Fórum Empresarial do bloco econômico.

Fonte: G1