Diagnóstico precoce do glaucoma ajuda no controle da doença
Por Redação Publicado 20 de novembro de 2015 às 09:21

Cerca de 2% da população mundial apresenta glaucoma.
Entenda também o que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade.

Você já pensou em ir perdendo a visão? Os oftalmologistas Emerson Castro e Augusto Paranhos explicaram no Bem Estar desta quinta-feira (19) como controlar a Degeneração Macular – um mal que atinge quase três milhões de brasileiros – e como controlar e identificar o glaucoma, uma doença da visão que assusta muita gente.

Cerca de 2% da população mundial apresenta glaucoma e a prevalência aumenta com a idade, principalmente por volta dos 70 e 80 anos. O glaucoma causa deficiência na visão periférica, que aumenta até acometer todo o olho, se não tratado.

O problema do glaucoma é o diagnóstico tardio. Como é uma doença de progressão lenta, as pessoas acabam procurando auxílio apenas em estágios já avançados. A recomendação é que seja feito o exame oftalmológico anualmente, principalmente a partir dos 40 anos.

Entre os exames estão o de miopia, de fundo de olho, pressão intraocular e estruturas anteriores do olho. Não há nada que possa prevenir o glaucoma, apenas o controle para que a progressão seja desacelerada.

Além do diagnóstico precoce, a atividade física também faz bem para os olhos. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo mostrou que o exercício pode ser uma das prevenções contra o glaucoma.

A pressão dentro do olho é o principal fator de risco para desenvolver o glaucoma. A doença causa elevação da pressão intraocular, lesões no nervo ótico e compromete a visão. Os exercícios aliviam essa pressão e as dores nos olhos.

Ceratocone
O ceratocone é um distúrbio na córnea, a primeira camada do olho. A doença provoca o afinamento da córnea. A membrana da frente do olho, que é arredondada, ganha formato de cone. O paciente vai perdendo o contorno da visão, as cores mudam e tudo começa a ficar embaçado, principalmente na claridade.

O primeiro exame para saber se você tem ceratocone é a topografia corneana, que avalia a superfície da córnea. Como o laudo sai na hora, já é possível dizer se você tem ceratocone.

A doença atinge mais os adolescentes e os adultos jovens e se divide em quatro graus: um é o mais leve e o quatro é quando a doença já avançou bastante. “Nos estágios iniciais o paciente será reabilitado visualmente com óculos, lentes de contato e ainda tem o implante de anel. Nos estágios avançados, quando a pessoa não se adapta bem a uma lente ou anel, a gente pode indicar o transplante de córnea”, explica a oftalmologista Myrna Serapião dos Santos.

Colírios
Os colírios são remédios e devem ser usados com recomendação médica. Apesar de ser um medicamento de tarja vermelha não é incomum a venda sem receita nas farmácias. É preciso atenção porque alguns colírios podem cegar, causar cataratas e até afetar o coração. Por isso, antes de usar consulte um oftalmologista.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Estima-se que metade das pessoas com alguma deficiência visual sofre de degeneração macular. A DMRI é uma doença degenerativa que afeta a região central da retina, chamada mácula, responsável pela visão de nitidez.

Entre os fatores de riscos para a ocorrência da Degeneração Macular estão o histórico familiar, os olhos claros, idade, dieta pobre, tabagismo e exposição aos raios solares. A doença é bilateral, mas a perda costuma ser assimétrica, atingindo os olhos com progressões diferentes.

Fonte: Bem Estar