Alertar a população sobre os malefícios do fumo, além de divulgar e oferecer tratamento nas unidade de saúde da Capital será a ação realizada pela Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau), no Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta quarta-feira (31). O evento ocorre no saguão do Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 7h30 às 11h.
Haverá atividades físicas, massagens, avaliação e orientações sobre saúde e câncer de bucal, além de realizar o teste para verificar a quantidade de toxinas no organismo relacionadas ao tabaco. Os fumantes que aceitarem tratamento, será encaminhado à unidade de saúde credenciada mais próximas da residência e passará por tratamento.
No ano passado, o programa antitabagismo teve 2.350 inscritos em Campo Grande. Deste, 1.762 participaram das quatro sessões estruturadas, mas no final, apenas 158 abandonaram o vício. A baixa conclusão do tratamento é reconhecida pelo Ministério da Saúde e é reflexo de diversas situações que comprometem o tratamento, como fatores emocionais dos pacientes.