Dia das Mães deve injetar R$ 70 mi em comércio e serviços no MS
Por Ariel Moreira Publicado 6 de maio de 2017 às 11:03

O Dia das Mães deve injetar cerca de R$ 70.1 milhões nos setores de comércio e serviços de Mato Grosso do Sul, conforme pesquisa da Federação de Comércio de Bens (Fecomércio/MS) em parceria com Sebrae e Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom) divulgada ontem (5). Segundo estimativas das instituições, 66% da população do Estado deve comprar algum presente na segunda data mais importante para o comércio do ano.

As estimativas do Sindicom para este ano estão otimistas. Embora o município esteja próximo a fronteira, o perfil de presentes para o Dia das Mães não é muito encontrado no Paraguai. “Os consumidores vão investir no comércio local e Dourados se destaca por ser polo, atraindo a população de várias cidades da região”, diz Valter Castro, presidente do Sindicom.

Segundo a pesquisa, dentre os presentes a serem comprados destacam-se o vestuário (16,72%), perfumes/cosméticos (12,29%), e calçados (11,60%), de modo que 49% comprarão apenas um presente, destinado, principalmente, a mãe. Quanto a forma de pagamento, 47% disseram que vão comprar no dinheiro, 18% de forma parcelada, 6% no crédito, 5% no débito e 21% estão indecisos.

No comércio central algumas lojas estampam nas vitrines produtos e comerciais direcionados para o Dia das Mães. Não há nenhuma campanha envolvendo os comerciantes e cada um aposta na sua criatividade para atrair a clientela, investimento pouco adotado pelos lojistas.

No estado

Realizada em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, a pesquisa revela cenário otimista em vendas este ano em comparação a 2016 nas cidades de Dourados (7%), Aquidauana (71%), Campo Grande (10%), Corumbá (133%), Ponta Porã (6%), São Gabriel (19%), e Três Lagoas (1%). A pesquisa revelou que as vendas serão menor em Aparecida do Taboado (-8%), Chapadão do Sul (-41%), Naviraí (-91%), e Nova Andradina (-36%).

Nacional

O Dia das Mães deve injetar cerca de R$ 14 bilhões nos setores de comércio e serviços, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também divulgada ontem. Segundo estimativas, 109 milhões de brasileiros devem comprar algum presente para as mães. Segundo o levantamento, o gasto médio com os presentes será de cerca de R$ 127 e a principal forma de pagamento será à vista (65%).

Fonte: O Progresso