Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, na quarta-feira (27), Sessão Solene em comemoração ao Dia da Imigração Síria, Libanesa, Turca, Palestina, Armênia e Jordaniana. A data foi instituída por meio da Lei nº 4.533/07.
“Sou descendente de libaneses. Viemos na primeira onda de imigração. Hoje, mais do que nunca, somos chamados a valorizar nosso país, apesar das dificuldades que passamos. O Brasil precisa reconstruir sua história. Conseguimos criar aqui uma harmonia. Nossos antepassados foram capazes de, aqui no Brasil, observar que as feridas cicatrizam. O Brasil acolheu e foi acolhido por toda comunidade árabe”, discursou Maria Elisa Naglis, que falou em nome dos homenageados.
“Nossos agradecimentos a esta casa pela homenagem desta noite. Sinto-me lisonjeado por ter sido agraciado pela honra de poder falar em nome dessas colônias. Já se vão mais de 100 anos e a cada dia temos a certeza que fomos adotados por esta terra abençoada. Temos muito orgulho do trabalho feito por nossos antepassados, e sequer, em um momento, deixamos de trazer em nosso peito o legado e os encantos de nossa pátria-mãe”, discursou Eid Toupic Ambar, presidente da Associação Cultural Monte Líbano.
A solenidade foi proposta pelo vereador William Maksoud e contou ainda com apresentações culturais e música e dança, que abrilhantaram a noite. Para o presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em Mato Grosso do Sul, Munir Sayegh, os imigrantes são fruto de “uma história de superação, aventura e destemor”.
“Somos fruto da estrada, nossa vida é a mais inesperada das jornadas. As jornadas de nossos antepassados convergiram para esse país, e seus descendentes encontram-se, neste momento, nesta Câmara Municipal, recebendo essa homenagem. Os homenageados, com certeza, são frutos do empreendedorismo daqueles que construíram novas vidas, o país, o estado e essa Capital. Nossa relação com o Brasil é de fraternidade e solidariedade”, disse.
“Trago uma mensagem de que o prefeito reconhece e enaltece o valor de cada um desses imigrantes que aqui chegou, e a coragem de cada homem e cada mulher que ajudaram a construir a mais bela morena desse país. Campo Grande, honrada, agradece por todo amor, dedicação e trabalho que os imigrantes e seus descendentes têm prestado a essa Capital”, discursou Berenice Maria Jacob Domingues, diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Planejamento Urbano), que representou o prefeito Marcos Trad.
Por fim, o vereador William Maksoud destacou o papel dos imigrantes na construção da identidade de Campo Grande e lembrou-se de seu tio, Syrzil Wilson Maksoud, ex-vereador que faleceu nesta quarta-feira. “Vocês recebem esse reconhecimento de trabalho que cada um tem plantado em nossa cidade. Brasil e países árabes não são apenas nações amigas, mas nações irmãs. Hoje, meu tio avô Syrzil Wilson Maksoud nos deixou. Seu corpo físico partiu de nós deixando um legado para a medicina de nossa cidade”, discursou, antes de encerrar sua fala pedindo um minuto de silêncio pela morte de seu tio.
Confira a lista dos homenageados:
Ademir Santana – Jamilson Lopes Name e Antônio Valgueno Nabhan
André Salineiro – Adib Massad e Guilherme Calarge Zahran
Betinho – Eduardo Augusto Fontoura de Freitas Raslan e Mehdi Talayeh
Carlão – Antonio Nahas Junior e Soraia Ligia Salle
Cazuza – Stheven Ouriveis Razuk
Chiquinho Telles – Samir Eduardo Chehade Marques e Rodrigo Duenhas Sada
Delegado Wellington – Riad Emilio Saddi e Berenice Maria Jacob Domingues
Dharleng Campos – Marcelo Câmara Raslan e Bibiane Michel Ibrahim
Dr. Loester – Roseli Abrão Possik e Eva Cristina Ybrahim Pires
Dr. Wilson Sami – Naim Jorge Youssef Ibrahim
Eduardo Romero – Lisa Medeiros de Lima e Ibraim Ayache Neto
Enfermeira Cida Amaral – Ricardo Madrid Saad e José Thomaz Filho
Fritz – Fayde Charanek e Fátima Kalaf
Gilmar da Cruz – Abdul Rahnan Kassem Hijazi e Anita Amizo
João Cesar Mattogrosso – Paulo Augusto Rezek e Salem Ali Al Akra
Junior Longo – Miguel Farah Neto
Otavio Trad – Hussein Taha Neto e Paula Gobbo Chaves
Papy – Moussa Tannous Mothé e Marta Tannous
Pr. Jeremias Flores – José Belga Assis Trad e Lecil de Sá Ignácio Monsour
Valdir Gomes – Wagner Jorge Karmouche e Maria Abdul Ahad Mendes
Veterinário Francisco – Chistiane Saliba Dias Prado e Marline Kalache Correa Lima
William Maksoud – Rafael Orsi Abdul Ahad e Theodossi Kalache Neto
Câmara Municipal:
Fuad Anache
Ely Ayache
Fabio Possik Salamene
Soraya Dibo Faria
Maurício Romero Scaff
Nader Mamede José
Paulo Sérgio Melke Filho
Cezar Mafus Maksoud
Roberto Mtanios Chehoud Ibrahim
Amin Taher Asrieh
Maria Elisa Naglis
Jorge Nakkoud