
Na manhã desta terça-feira (26/9), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), participou da abertura oficial da Semana do Idoso, promovida pelo Governo do Estado. Na sede da governadoria, foi assinado, com a presença de dez deputados estaduais, o projeto do Poder Executivo que cria o Fundo Estadual em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
O Fundo tem o objetivo de captar recursos e financiar políticas públicas, programas, projetos e ações voltados para o idoso. O presidente da Casa de Leis disse que o projeto será apreciado o mais rápido possível, firmando um importante passo para garantir as políticas públicas. “O trabalho da Assembleia é promover uma legislação que garanta melhor qualidade de vida a quem hoje já alcançou a melhor idade. Recebo o projeto do executivo com alegria em nome dos 24 deputados estaduais”, ressaltou o presidente Mochi.
A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa foi criada em 2015 com a finalidade de acompanhar e propor matérias para atender a população acima de 60 anos, garantindo os direitos consagrados pelo Estatuto do Idoso, como a participação cultural, educacional, política, social, econômica e de cidadania.
O Coordenador da Frente na Assembleia Legislativa, deputado Renato Câmara (PMDB), acredita que o Fundo será um importante instrumento de captação de recursos. “Podemos garantir o movimento do Fundo através de emendas, de convênios com governo federal e estadual, depósitos judiciais e parcerias para promover a consolidação de políticas públicas ao idoso”, comemorou o deputado Renato Câmara.
Além de Câmara e Mochi, participaram também da solenidade os deputados João Grandão (PT), Eduardo Rocha (PMDB), Coronel Davi (PSC), Herculano Borges (SD), Antonieta Amorim (PMDB), Onevan de Matos (PSDB), Mara Caseiro (PSDB) e Professor Rinaldo (PSDB).