Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que concede atendimento preferencial a renais crônicos, em agências bancárias, supermercados, lotéricas, serviços de saúde e assistência social e poder público. A proposta agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
O projeto de autoria do deputado Cabo Almi (PT) tem a intenção de concede este tratamento prioritário a este público, para promover a integração social e reconhecer a dura realidade destas pessoas, que em muitos casos precisam conviver com uma série de limitações.
” O dia a dia desses pacientes nos levou a apresentar este projeto, para minimizar o sofrimento físico e mental dessas pessoas, pois quem sofre de deficiência renal muda totalmente sua rotina”, disse o autor.
Para que se tenha acesso a este benefício, o paciente precisa comprovar o estado de saúde, por meio de uma documentação emitida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Na justificativa da matéria, foi indicado que a doença renal crônica atinge em torno de 15 milhões de brasileiros.
Fonte: Campo Grande news