Depois de 20 anos sem nenhuma nova concessão de alvará para taxistas em Campo Grande, deve ser definida nesta segunda-feira a quantidade de novas permissões que serão concedidas para exploração do transporte privado. O prefeito Marcos Trad (PSD) adiantou nesta manhã que deve conceder entre 230 e 250 novos alvarás.
Nas últimas semanas, discussões sobre o assunto se intensificaram entre a prefeitura, Câmara e os motoristas. Em agenda pública, Trad afirmou que reunião de hoje à tarde resolverá um problema sem enfrentamento há 20 anos.
“Estamos reunindo não apenas os 636 condutores de táxi, estamos ouvindo o Ministério Público, a OAB, a Câmara, abrimos oportunidade até para os aplicativos”, disse o prefeito.
Para embasar a quantidade de novos alvarás concedidos, Trad conta que foi levada em conta lei que determina quantos táxis devem haver nas cidades relacionando a população.
“Campo Grande é a penúltima capital em ranking com menos proporção entre habitantes e táxis. Fizemos um estado, segundo a lei, devemos conceder entre 230 e 250 alvarás”, afirmou o prefeito.
Atualmente, Campo Grande tem 490 alvarás para exploração do serviço, levantamento feito pela Câmara da Capital revela que 15,5% desses pertencem a apenas 10 pessoas.
UBER
Assim que a questão dos alvarás for resolvida, a prefeitura deve se concentrar na elaboração do novo decreto que vai definir o funcionamento dos aplicativos de transporte, como o Uber, na Capital.
No mês passado, prefeito anunciou regulamentação do serviço Uber, que fixou em 200 a quantidade de carros na cidade. Após várias reclamações, medida foi suspensa por seis meses e chefe da administração municipal disse que quer debater a questão com todos os setores envolvidos e com a população, antes de redigir novo decreto, com objetivo de atender todas as categorias.
Fonte: Correio do Estado/Aliny Mary Dias e Lucia Morel