De capins a genética, pecuária é destaque na Dinapec em MS
Por Redação Publicado 14 de fevereiro de 2017 às 12:12

Evento será promovido em Campo Grande entre 8 e 10 de março. Serão apresentadas mais de 50 novas tecnologias para o campo.

A pecuária é um dos grandes destaques na programação da feira Dinâmica Agropecuária, a Dinapec, que a Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), promove em sua sede entre os dias 8 e 10 de março.

Durante os três dias do evento serão apresentadas mais de 50 novas tecnologias em 11 roteiros tecnológicos e 13 oficinas. Além da Embrapa Gado de Corte outras quatro unidades da instituição também estarão apresentando inovações: a Agropecuária Oeste (Dourados – MS), Pantanal (Corumbá – MS), Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) e a Recursos Genéticos e Biotecnologia – Cenargem (Brasília – DF).

A expectativa, conforme a coordenadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Thais Basso Amaral, é que mais de 2 mil pessoas visitem a Dinapec, entre produtores rurais, técnicos, estudantes, pesquisadores, gestores públicos e representantes de empresas do setor, entre outros.

Na área de nutrição, uma das iniciativas mais importantes do evento, conforme a coordenadora, é o lançamento de duas novas variedades de capins desenvolvidos pela Embrapa para a alimentação do gado, o BRS Ipyporã e o BRS Quênia. O Ipyporã é uma cultivar híbrida de Brachiaria ruziziensis com Brachiaria brizantha, que é resistente à cigarrinha-das-pastagens. O Quênia, por sua vez, é um híbrido de Panicum maximum, que tem alta produtividade.

Já na genética, a Cenargem vai apresentar a Transferência Intra-Folicular de Ovócitos Imaturos (Tifoi), uma técnica inovadora, que alia vantagens competitivas à produção in vitro de embriões (PIVE), permitindo a rápida multiplicação de embriões e ganhos no melhoramento genético sem a necessidade de laboratório. Todo o processo é realizado dentro do corpo da fêmea bovina.

Para aumentar a interação do produtor com as novas tecnologias, a Embrapa estará lançando no evento dois aplicativos para tablets e smartphones. Um vai possibilitar o controle de custos da pecuária e outro vai facilitar o manejo das áreas de pastagem, apresentando ao criador as várias opções capins disponíveis no portfólio da instituição, de modo que ele possa escolher a mais adequada a sua realidade e as suas necessidades.

Na área de capacitação, o evento vai apresentar por meio de oficinas e cursos aplicados por entidades parceiras informações sobre: primeiros socorros, segurança no trabalho rural e regulagem e utilização de plantadeira (todos ministrados pelo Senar/MS) e empreendedorismo e liderança no campo (que serão aplicados pelo Sebrae/MS).

Outro destaque da programação, conforme a coordenadora, é a oficina sobre qualidade das carcaças bovinas em Mato Grosso do Sul e atributos sensoriais da carne, que possibilitará aos participantes por meio da degustação do produto identificar aspectos como cruzamentos que originaram os animais e sistemas de produção.

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por sua vez, vai apresentar uma oficina sobre a produção sustentável de leite com ênfase na agricultura familiar e a Fundação MS vai destacar, também em uma oficina, a importância dos sistemas integrados de produção, como o lavoura-pecuária (ILP).

Serviço
Feira Dinâmica Agropecuária,  Dinapec
Data: De 8 a 10 de março
Local: Embrapa Gado de Corte, avenida Rádio Maia nº 830, Campo Grande
A entrada é gratuita.
Mais informações pelo telefone: (67) 3368-2141
Para conferir a programa clique aqui!

Fonte: G1 MS.