Para um grande número de mulheres vítimas de violência, romper a situação em que vivem depende, essencialmente, de adquirir independência financeira. Para algumas mulheres, o primeiro passo foi dado após a participação no curso de costura e reforma em geral, oferecido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com a Casa da Mulher Brasileira (CMB). Com carga horária de 52 horas/aula e realizado no Instituto Mirim (IMCG), o curso foi encerrado nesta terça-feira (18), para mulheres em situação de violência e mulheres inscritas no Programa de Inclusão Profissional (Proinc).
As mulheres em situação de violência doméstica que participaram do curso são assistidas na Casa da Mulher Brasileira. As participantes tiveram aulas dinâmicas em grupo e o uso de diversas máquinas para aperfeiçoamento das técnicas de costura. Elas também receberam todo material didático e específico para as aulas práticas.
A assistente social Daniely Linhares de Moura, que atua cotidianamente com as mulheres em situação de violência, reforça que os cursos estão promovendo oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, pois a maioria necessita de independência financeira para sustentarem a si e aos filhos.
A dona de casa Elaine I. Ferreira disse que jamais imaginou aprender a costurar. “Eu achava que isso não era pra mim e hoje, no fim do curso, pude ver que posso enfrentar qualquer obstáculo na minha vida”, revelou, entusiasmada com as novas perspectivas de vida.
O Programa de Qualificação Social da Funsat é desenvolvido com recursos próprios do município e visa melhorar o perfil de qualificação profissional dos trabalhadores (as) campo-grandenses, tornando-os (as) cada vez mais preparados (as) para a inserção e permanência no mundo do trabalho.
Fonte:PrefeituraCG