Cultura e Desenvolvimento terá oito mesas de debate
Um espaço para debater as conexões entre diversidade cultural e temas relevantes da atual agenda global. Assim será o seminário Cultura e Desenvolvimento, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Cine Odeon, Rio de Janeiro, entre 21 e 23 de setembro. O evento, aberto ao público e gratuito, contará com oito mesas de debates e trará especialistas nacionais e estrangeiros. As inscrições, sujeitas a lotação, já estão abertas e podem ser feitas aqui: http://culturadigital.br/culturaedesenvolvimento/inscreva-se/.
A primeira mesa, que ocorrerá dia 22 de setembro, entre 9h e 11h da manhã, irá debater o tema “Cultura e Ambiente digital”. A rápida evolução das tecnologias da informação e da comunicação trouxe novos desafios no campo cultural, como a questão dos direitos autorais na era digital e estratégias que poderiam equilibrar a promoção da diversidade cultural entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Em seguida, entre 11h30 e 13h, a segunda mesa do evento traz para debate o tema “Diversidade Cultural e Economia da Cultura”. Com participação do secretário-executivo do MinC, João Brant, a conversa girará em torno da capacidade crescente da cultura impulsionar economias, potencializada pela atual revolução tecnológica.
Outra mesa é “Conhecimentos Tradicionais e Desenvolvimento”, que ocorrerá também no dia 22, entre 15h e 16h30, e será mediada pelo diretor do departamento de Relações Internacionais do MinC, Gustavo Pacheco. A proposta é debater o impacto real da diversidade de conhecimentos tradicionais – como o das populações indígenas – para o desenvolvimento local e nacional.
Por fim, a mesa “Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória” encerra o primeiro dia de diálogos. Com mediação de Jurema Machado, presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a conversa será em torno do ampliação das ações que assegurem a adequada proteção e promoção do patrimônio cultural e memória, tendo em conta a Convenção da Unesco para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e a construção de uma agenda para o desenvolvimento.
No último dia de mesas, os inscritos poderão se aprofundar sobre diversos outros temas como “Diversidade e Educação”, com mediação da secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do MinC (Sefac), Juana Nunes. Outras conversas de destaque ao longo do dia são “Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social”, mediada pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes e “Diversidade Cultural Audiovisual”, com mediação do secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro.
Por fim, a última mesa do seminário Cultura e Desenvolvimento será “Cultura e Cidades”, mediada pelo Secretário de Políticas Culturais Guilherme Varella. O debate será sobre a cultura como elemento estratégico para o planejamento urbano e enfrentamento dos grandes problemas das cidades como as questões de mobilidade, segurança pública, educação e hipercentros.
Além de promover debates, o Seminário Cultura e Desenvolvimento busca celebrar os 70 anos de aniversário da UNESCO e os 10 anos da aprovação da Convenção sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. A abertura do evento, dia 21 de setembro, contará com presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura