‘Cucacai’: Palmeiras demite treinador na reta final do Brasileirão
Por André Farinha Publicado 13 de outubro de 2017 às 14:51

A saída do técnico Cuca surpreendeu jogadores e torcedores do Palmeiras. A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (13), através de uma nota oficial, o pronunciamento da diretoria deve ser realizado no sábado (14); na noite anterior, o time empatou em 2 a 2 contra o Bahia, após começar a partida vencendo por 2 a 0, na Allianz Arena. O auxiliar Alberto Valentim deve ficar no comando até segunda ordem.

“Cuca não é mais treinador do Palmeiras. Ficou decidido, em comum acordo, pelo encerramento deste ciclo do profissional no Verdão. O auxiliar Alberto Valentim assumirá o comando técnico da equipe. A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece ao técnico Cuca pelos serviços prestados e deseja sorte no prosseguimento da carreira.”, cita a nota oficial do Palmeiras sobre a saída do treinador.

Em pronunciamento na Academia, Cuca deixou bem claro que houve um acordo entre a diretoria e ele sobre a demissão. O contrato do técnico seguiria até Dezembro de 2018. “Quando nós conversamos, de ontem para hoje, com o presidente (Maurício Galiotte) e o Alexandre (Mattos, diretor de futebol), entendemos que era o melhor encerrar momentaneamente esse ciclo. E aqui eu externo meu agradecimento a todos, em especial ao torcedor. Quem sabe um dia eu possa voltar ao próprio Palmeiras, fazer um trabalho tão bom como foi no ano passado, poder montar uma equipe, que é o que eu gosto.”, comentou.

Cuca também disse que as eliminações foram cruciais para sua decisão. “Tentei ao máximo ajudar a equipe de todas as formas. Sempre dando o máximo. Infelizmente, mesmo esse máximo não foi capaz de fazer o Palmeiras ter êxito na Copa do Brasil e nem na Libertadores, que era o sonho de todos. Infelizmente, ficou. Futebol é assim.”.

Ainda na coletiva, o treinador afirmou que a equipe tem totais condições de conseguir a vaga direta para a Libertadores da América de 2018. “No Brasileiro, apesar de estarmos no grupo que se classifica direto à (fase de grupos da) Libertadores, acho que o Palmeiras pode muito mais. Tenho certeza de que esses jogadores que estão aí vão se classificar, não sei em qual posição. Quem sabe o topo ainda é possível.”, disse.

Atual campeão brasileiro com o próprio Palmeiras, Cuca balança no cargo desde a eliminação da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil. Nesse meio tempo, uma confusão envolvendo o volante Felipe Melo também teria abalado o relacionamento dentro da equipe. No total, Cuca comandou o Verdão em 85 jogos, somando 45 vitórias, 18 empates e 22 derrotas. O substituto mais cotado é o técnico Mano Meneses, que atualmente está à frente do Cruzeiro.

Cuca deixou o Palmeiras após a conquista do titulo nacional, em 2016, alegando interesses particulares. Ele não assumiu nenhuma equipe no período em que esteve afastado do futebol, retornando ao Palestra em Maio. De lá para cá, o time foi eliminado de todas as competições que disputou e não conseguiu engrenar no Campeonato Brasileiro, realizando uma campanha regular. O treinador sempre reclamou do elenco e das contratações que foram realizadas pelo seu antecessor, Eduardo Baptista.