A dona-de-casa Aparecida Neves Santana chegou cedo no Cras “Alair Barbosa de Rezende”, nas Moreninhas, para realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero e a mamografia, oferecidos na unidade móvel do Hospital de Amor. Acompanhada pela filha Renata, que pela primeira vez participou de atividades no Cras, Aparecida aproveitou para cortar o cabelo e fazer um retoque na sobrancelha, enquanto aguardava ser chamada.
O atendimento na carreta do hospital fez parte das ações organizadas pela equipe do Cras, alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima terça-feira (08). Também foram oferecidos às usuárias e moradores da região, serviços de manicure, esmaltação, aulão de dança, caminhada e uma oficina de empadas. A programação incluiu sorteio de brindes e entrega de certificado de cursos realizados na unidade.
No total, pelo menos 300 usuários passaram pelo Cras nesta quinta-feira (03).
A vice-prefeita Adriane Lopes participou da entrega de certificados e ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Todas as ações que aconteceram aqui são resultado de parcerias e da união de uma equipe que tem um olhar sensível e sabe da importância das políticas públicas para a mulher. Também agradeço muito ao prefeito Marquinhos Trad porque ele é quem dá a oportunidade para realizarmos todo esse trabalho que pode mudar a vida das pessoas”, frisou.
Para o secretário municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, iniciativas que oferecem oportunidade de geração de renda devem ser valorizadas pelos usuários. “Nosso objetivo é contribuir com a mudança de vida das pessoas, por isso espero que vocês aproveitem todos os cursos que são oportunizados em nossas unidades para que possam incrementar a renda da família”, afirmou.
Já a subsecretária municipal de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, que também prestigiou o evento, falou sobre a iniciativa de levar a unidade móvel do Hospital do Amor para o evento. “É um trabalho de referência para o país, por isso é importante aproximar esse serviço das mulheres, garantindo a elas saúde”, destacou.
“Essa iniciativa foi ótima porque nem sempre conseguimos sair de casa para fazer esses exames e trazer o caminhão mais perto da gente facilita muito. Também gosto muito dos cursos de artesanato daqui porque posso aperfeiçoar minhas técnicas”, disse a dona-de-casa Aparecida Santana, que voltou no Cras no período da tarde para participar da oficina de empadas, ministrada pela Gerente de Trabalho e Ações de Cidadania da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Adir Diniz.
Ações para todos
Quem também levantou cedo para aproveitar as atividades foi a aposentada Maria do Carmo Centurion, moradora da região há 32 anos. Animada, ela contou que acordou às cinco da manhã para fazer a caminhada e ainda encontrou disposição para fazer o aulão promovido pelo professor Joseney Ribeiro Rondon. “Deixei minhas netas cuidando da casa e tirei o dia para cuidar de mim”, frisou.
Apesar do público feminino ser o foco das ações, o aposentado Francisco de Andrade, que faz aniversário no dia 8 de março, fez questão de acompanhar as amigas do CCI “Jacques da Luz”, que também marcaram presença no Cras. “Tenho orgulho de ter nascido nesta data porque a mulher deve ser valorizada sempre. Ela é quem comanda a família e merece todo o respeito”, ponderou.
O coordenador do Cras, João Henrique Bezerra disse que os atendimentos superaram as expectativas. “Trabalhamos muito para levar essas ações às mulheres da nossa comunidade. O objetivo é aproximar a unidade cada vez mais dos usuários e atender às suas necessidades”, pontuou.
Durante a ação, os profissionais voluntários dos serviços de beleza realizaram pelo menos 70 atendimentos. Já na unidade móvel do Hospital de Amor, que também contou com o apoio de profissionais da UBS do bairro “Dr Judson Tadeu Ribas”, foram feitos, em média, 150 exames. Todas as atividades foram realizadas na área externa do Cras para evitar aglomerações e respeitar os protocolos de biossegurança.
O evento contou com a presença da secretária-adjunta de Assistência Social, Thelma Fernandes, da superintendente de Proteção Social Básica, Inês Mougenot e de técnicos da SAS.