CPI do Táxi: oitivas acontecem na próxima semana
Por André Farinha Publicado 7 de julho de 2017 às 11:26

As oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Táxi, na Câmara Municipal, vão começar na próxima segunda-feira (10). O grupo foi montando no dia 27 de Abril para investigar a existência de monopólio nos alvarás para o serviço de táxi na Capital. Ao todo, 12 pessoas deverão ser ouvidas pelos vereadores, as oitivas acontecerão na segunda, quarta e sexta-feira, sempre a partir das 08 horas, na sede do Poder Legislativo Municipal.

Conforme a programação, a primeira oitiva, marcada para a segunda-feira, será com quatro pessoas. Na quarta (12), outras cinco oitivas serão realizadas e, na sexta-feira, os vereadores ouvem os depoimentos as últimas cinco pessoas. Entre os que serão convocados para depor estão empresários, donos de alvarás, e profissionais taxistas.

A proposta da Comissão é pautada em denúncias de que muitos alvarás de permissão de exploração dos serviços de táxi estariam concentrados com determinadas pessoas ou grupos familiares. Dos 490 alvarás concedidos pelo poder público, 15,5% estão concentrados nas mãos de apenas dez pessoas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito é composta pelos vereadores Vinicius Siqueira (presidente), Odilon de Oliveira (relator), Júnior Longo, Veterinário Francisco e Pastor Jeremias Flores. O prazo legal para a condução dos trabalhos da CPI é de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias.