A Associação dos Motoristas de Aplicativos de Mobilidade Urbana de Campo Grande (AMU/CG), irá realizar amanhã (19), a partir das 20h, nas Unidades de Pronto Atendimento Universitário e Cel. Antonino, a ‘corrida solidária’, de forma a auxiliar a população no transporte gratuitamente.
O presidente da AMU/CG Wellington Dias, explicou que a finalidade da ação é totalmente solidária por entender a situação diária que os pacientes enfrentam “Entendemos que as pessoas que estão sendo atendidas pela UPA estão passando por um momento difícil e quando elas saem o que elas mais querem é chegar em casa. Nesse espaço que queremos preencher, espaço do transporte, oferecendo uma mão amiga e fazer a diferença para a população”, explica. Welington também afirma que o objetivo é trazer a informação dos serviços disponíveis de motoristas autônomos de aplicativos, aproximando os profissionais à comunidade.
A iniciativa da “corrida solidária” é da AMU/CG, sendo disponíveis duas viagens por carro, agrupando motoristas de diversos aplicativos da Capital. Até o momento aproximadamente cerca de 50 carros em cada UPA estarão participando. O horário foi escolhido pela dificuldade de transporte a noite.
Regulamentação
O PL 5587/16 será votado no Senado propõe a regulamentação de prestação de serviços individual. O projeto irá passar para a aprovação do Senado Federal.
Dentre as exigências do projeto estão a autorização prévia das prefeituras, como acontece com os táxis. O motorista também terá que fazer a inscrição no INSS como contribuinte individual e ter carteira de habilitação tipo “B” ou superior, descrito como atividade remunerada exercida.
Segundo Wellington Dias, o posicionamento da AMU/CG é totalmente contrário ao projeto de lei, excluindo os serviços da associação e fundindo com os serviços dos taxistas. “Foi retirado do texto onde informava que somos uma atividade privada e transformou o nosso serviço em público, o que não é verdade, somos um serviço privado. Somos contrários e oferecemos como solução a PL 530/2015”, conclui.
A PL 530/2015 regulamenta e organiza o sistema de transporte privado individual a partir de provedores de rede de compartilhamento.