Correr no frio pode queimar mais calorias
Por Redação Publicado 12 de maio de 2015 às 12:08

Chegou o frio e, com ele, a preguiça! Por isto, muitos usam como desculpa este tempo gelado para exagerar na comilança e ficar em casa sem se exercitar.
As estações mais frias são ótimas para praticar exercícios. A sua temperatura corporal  tem que ser mantida em torno de 36,5 graus celsius. Agora, imagine que você esteja em um ambiente frio, com temperatura em torno de 18 graus celsius; para isto o seu organismo precisa manter a temperatura corporal, evitando a hipotermia. Assim, manter esta temperatura queima muitas calorias, gastando mais os quilinhos que quer se livrar.

Além disso, correr ou fazer qualquer tipo de atividade física no frio aumenta a resistência, melhora a imunidade corporal (que é a defesa do seu organismo contra bactérias e vírus), faz com que controle o apetite (que esta aumentado no frio) e melhora a qualidade do sono.

Se, mesmo assim, te der aquela preguicinha, tente manter uma freqüência quando for praticar exercícios, realizando-os, pelo menos, 3 vezes por semana e durante 30 minutos. Você come muito mais no frio, não come? Então, aposte em exercícios aeróbios, como corrida, caminhada, transport, wave, bicicleta, etc, que vão evitar o ganho de peso excessivo.

Lembre-se dos cuidados que tem que ser tomados no frio, como aquecimento antes do exercício de, pelo menos, 10 minutos e alongamento após os mesmos. A hidratação não pode ser deixada de lado, pois a perda de líquidos acontece da mesma forma.
Cuidados que devem ser tomados quando for correr no frio
Correr no frio não significa ficar doente
Não precisa ter receio e deixar a preguiça falar mais alto! Realmente, as temperaturas mais frias reduzem o batimento dos cílios, que ficam no aparelho respiratório e que são responsáveis pela “limpeza” do trato respiratório superior, alterando a resposta do sistema de defesa. Mas, nada de preocupação. O importante é atentar-se a alguns cuidados:
–  Agasalhe-se e não coloque o seu corpo diretamente no ambiente mais frio. É necessário uma adaptação do seu organismo ao ambiente. Que tal começar sua corrida com um leve aquecimento, como um trote leve? Uma ótima forma de aquecer o seu corpo.

 – Tenha em mente seus limites e saiba lidar com o bem estar do seu organismo. Não extrapole!

– A hidratação é importantíssima, SEMPRE! Independente da temperatura do ambiente e do líquido que irá ingerir.

– Durante o dia, utilize protetor solar.

– Assim que terminar o treino, troque as roupas molhadas por secas.

– Evite lesões! Faça aquecimentos antes dos treinos e desaquecimentos e alongamentos após os mesmos.

– Evite parar o exercício abruptamente. Realize trote leves, evitando o “esfriamento” rápido da musculatura.

Pratique exercícios e tome os seus devidos cuidados!

Fonte: Band