Corpo de Bombeiros ativa Serviço de Busca e Salvamento com cães
Por Redação Publicado 23 de março de 2017 às 12:57

 

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul inaugurou nesta quinta-feira (23), o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Alguns dos “cães bombeiros”, como são definidos na corporação, já atuam em projeto de terapia para crianças e idosos e agora outros seis cães participarão das operações de resgate. A cerimônia ocorreu na unidade do Parque dos Poderes, com a presença de sete cães, uma vez que três estão em atuação em Coxim. Dos sete que estão na Capital, três são cães de resgate, assim como os que estão no interior, e quatro cães de terapia.

Conforme o Capitão Fabio, coordenador do trabalho com cães, o projeto de terapia já ocorre há alguns anos e atende principalmente crianças especiais, autistas, com paralisia cerebral e síndrome de Down. Eles também são levados em asilos em visita a idosos. Já o serviço de resgate é inaugurado agora e irá auxiliar em diversas operações.

De acordo com Fábio, os cães serão empregados em casos de desabamentos, desaparecimentos ou resgate de vítimas. Os “cães bombeiros” não ficam no canil do quartel, são levados para a casa do militar responsável pelo adestramento, para criarem vínculo e terem mais sensibilidade no tratamento com as pessoas. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima, disse que a intenção é expandir o projeto para as demais cidades do Estado onde estão unidades da corporação.

Foto:Divulgação