Por meio da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), o Governo do Estado firmou contrato de R$ 1.863.545,10 com empresa que vai fornecer 17 estações meteorológicas, com todo o aparato para funcionamento.
As estações permitem o levantamento de dados que ajudam na previsão do tempo e também a caracterizar o clima, recurso importante para a agropecuária.
O contrato de 12 meses, foi firmado com a Hobeco Sudamericana Ltda e pode ser prorrogado. Os detalhes da contratação foram publicados na página 8 da edição de hoje (28) do DOE (Diário Oficial do Estado).
Os recursos vêm do Fundems (Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul) e repasses do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), captados pela Seprotur (Secretaria de Estado da Produção e do Turismo-Geral).
Conforme a publicação, as estações meteorológicas automáticas são de superfície de fabricação vaisala, modelo MAWS301 e pré-processamento, compostas de todos os módulos, softwares, bateria e conjunto de chaves e cabo para manutenção; além de painel solar, sensores, suportes para sensor de precipitação e radiação e torre com proteção, modelo DKP110 de 10m em alumínio, com kit para raio e aterramento incluído.
Fonte: Campo Grande News