Conflito entre EUA e Coréia do Norte pode ‘estourar’ a qualquer momento
Por André Farinha Publicado 26 de setembro de 2017 às 10:00

É cada vez mais real a possibilidade de um conflito militar na península coreana, muito embora os especialistas afirmem que tudo não passa de exibicionismo. O clima de tensão entre os líderes envolvidos ganhou mais um capítulo neste final de semana e o próximo episódio pode ser também o início da guerra. Isso porque o governo norte-coreano entendeu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ‘declarou guerra’ ao país em uma mensagem compartilhada pela rede social Twitter.

Na mensagem em pauta, o presidente americano disse que os norte-coreanos “não estariam aí por muito mais tempo”. Dessa forma, na interpretação do líder Kim Jong-un, a guerra já começou e foram os Estados Unidos que começaram. A situação, na verdade, era o que faltava para o início da guerra entre os dois países: o primeiro passo de uma das nações envolvidas, com isso, um erro de cálculo pode fazer estourar o conflito a qualquer momento.

Em resposta à postagem do presidente dos EUA, a Coréia do Norte avisou que tem o direito de derrubar qualquer aeronave que cruzar o espaço aéreo, até mesmo aquelas que não estiverem no seu território, mas que represente alguma ameaça ao país. Para o ditador norte-coreano, Trump é um velho caduco, mentalmente perturbado. “Vamos ver quem não vai estar aí por muito mais tempo”, declarou em pronunciamento.

Para a Casa Branca, após a divulgação da polêmica, as palavras do governo norte-coreano são “absurdas” e que não houve declaração nenhuma de guerra. Enquanto isso, exércitos americanos e de países aliados, Japão e Coréia do Sul, fazem treinamentos no oceano. Informações apontam que o Norte reforçou a defesa na costa-leste.