Como é trabalhar na Amazon
Por Redação Publicado 17 de agosto de 2015 às 17:55

Reportagem do New Work times revela a pressão e as práticas internas as quais os funcionários da gigante varejista são submetidos

A fama de que trabalhar dentro da Amazon, gigante varejista, é extremamente difícil não é nova. Mas uma reportagem publicada neste sábado (15/08) pelo New York Times detalha todas as práticas corporativas e táticas que os gestores utilizaram para manterem seus funcionários trabalhando duro – e muito. A reportagem descreve um ambiente de trabalho de muita pressão e intenso – há avaliações de performance onde os funcionários são levados a jogar diplomaticamente as pessoas “para baixo do ônibus”.

Segundo o NYT, os funcionários que chegam são orientados a esquecer “os hábitos pobres” que adquiriram nos empregos anteriores, para se tornar um “Amazonian”. O funcionário deve seguir 14 regras básicas que são compiladas em um guia chamado The Leadership Principle (Os princípios da liderança), que define como ele deve “inovar, contratar, pensar e entregar resultados”.

Quando o funcionário bate a meta ou atinge altas pontuações dentro de uma avaliação interna ele ganha uma certificação escrita: “Eu Sou Peculiar”. Em reuniões, são estimulados a “destruir” a ideia que o outro apresente e exige-se que eles trabalhem duro, até tarde e estejam sempre disponíveis. Os emails, segundo o NYT, chegam de madrugada também com uma mensagem anexada: por qual motivo você não respondeu antes?

O jornal traz também o depoimento de um ex-funcionário que trabalhou por dois anos na área de marketing dos livros. Ele saiu por não aguentar a pressão. “Quase toda pessoas com quem eu trabalhei, eu já vi chorando em sua mesa”, disse. Muitos dos funcionários permanecem por muito tempo na empresa – a despeito dessa pressão e regras – por sonhar em ter um caminho profissional melhor. Eles afirmaram para o NYT que trabalhar na Amazon é um grande diferencial no currículo e, ao mesmo tempo, fonte enorme de aprendizado.

Segundo o NYT, no entanto, a habilidade que a empresa tem de tirar o máximo de seus funcionários a “faz mais forte do que nunca”. A sua sede é praticamente uma minicidade onde dezenas de milhares de funcionários precisam vender milhões de produtos a quem quer seja do mundo. No mês passado, a Amazon ultrapassou o Walmart como a empresa varejista mais valiosa do mundo, atingindo valor de mercado de US$ 250 bilhões. Jeff Bezzos, segundo a Forbes, tornou-se a 5ª pessoa mais rica do mundo.

Abaixo, confira as 14 regras do Leadership Principle que os funcionários precisam seguir:

Obsessão pelo cliente: Eles trabalham vigorosamente para ganhar e manter a confiança do cliente . Embora os líderes prestem atenção aos concorrentes, eles são obsessivos com os clientes.

Ser dono do negócio: Líderes são donos. Eles pensam a longo prazo e não sacrificam o valor a longo prazo para resultados de curto prazo . Eles agem em nome de toda a empresa , além de sua própria equipe. Eles nunca dizem ” isso não é o meu trabalho”.

Inventar e simplificar: Líderes esperam e exigem inovação e invenção de seus times e sempre encontram maneiras de simplificar. Eles estão sempre buscando – mesmo fora do trabalho novas ideias e não são limitados por ” não foi inventado aqui “. Como fazemos coisas novas, aceitamos que podemos ser mal interpretado por um longo período de tempo.

Esteja sempre certo: Líderes geralmente têm muita razão. Eles têm juízo empresarial forte e bons instintos . Eles buscam diversas perspectivas e trabalho para refutar suas crenças.

Contratar e desenvolver o melhor: Líderes elevam o nível de desempenho com cada locação e promoção. Eles reconhecem o talento excepcional. Líderes desenvolvem líderes e levam a sério o seu papel em treinar outros. Trabalhamos em nome do nosso time buscando inventar mecanismos para o desenvolvimento sua carreira.

Insista nos padrões mais altos: Os líderes têm implacavelmente elevados padrões – muitas pessoas podem pensar que estas normas são excessivamente altas. Líderes estão sempre carregando o peso de dirigir suas equipes para entregar produtos de alta qualidade, serviços e processos. Os líderes asseguram que os defeitos não são enviados para baixo do tapete e que os problemas são corrigidos rapidamente.

Pense grande: Pensamento pequeno é uma profecia auto-realizável . Líderes criam e comunicam uma direção ousada que inspira resultados. Eles pensam de forma diferente e olham ao redor para encontrar novas ideias de servir os clientes.

Tendência de ação: a velocidade é importante no mundo dos negócios. Muitas decisões e ações são reversíveis e não precisa de estudo extenso. Nós valorizamos a tomada de risco calculado.

Frugalidade: fazer mais com menos. Não há pontos extras para fazer crescer o tamanho do orçamento ou da despesa fixa.

Aprender e ser curioso : Líderes nunca deixam de aprender e sempre procuram melhorar a si mesmos . Eles são curiosos sobre as novas possibilidades e agem rapidamente para explorá-las.

Conquiste confiança: Líderes ouvem com atenção, falam abertamente e tratam os outros com respeito. Eles fazem auto- crítica, mesmo quando isso é estranho ou embaraçoso.

Mergulhe: Líderes operam em todos os níveis, ficam ligados nos detalhes, fazem auditoria com freqüência e são céticos quanto à métricas. Nenhuma tarefa é abaixo deles.

Espinha dorsal: Discorde e dedique-se. Os líderes são obrigados a respeitar decisões que eles discordam, mesmo quando isso é desconfortável ou cansativo. Os líderes têm convicção e são tenazes . Eles não comprometem em prol da coesão social. Uma vez que uma decisão é determinada, eles se comprometem totalmente.

Entregue resultados: Líderes focam os principais insumos para os seus negócios e entregam o produto ou serviço com a qualidade certa e em tempo hábil . Eles nunca se contentam.

No balanço do segundo trimestre, a Amazon afirmou que emprega 183,100 mil funcionários no mundo todo.

Fonte:Época Negocios