O último desafio da Seleção Brasileira na Austrália será marcado pelas oportunidades a novos jogadores. Ciente de que é preciso avaliar mais opções, o técnico Tite colocará em campo nesta terça-feira, contra a seleção local, nomes que jamais foram convocados desde que assumiu o comando do time canarinho. Ainda assim, o treinador espera que o nível de desempenho mostrado em todos os dez jogos que esteve à frente da equipe seja mantido.
O amistoso contra a Austrália será completamente diferente do disputado contra a Argentina, na sexta-feira passada. Encarando uma seleção muito inferior tecnicamente, o Brasil, que já tinha sua escalação na ponta da língua dos torcedores, terá a missão de provar a força do elenco e que as escolhas de Tite não foram equivocadas. David Luiz como volante e Diego Souza no ataque são dois exemplos de como o treinador brasileiro adaptará sua equipe.
“Procurei definir a equipe de forma antecipada para o atleta ficar voltado dentro da sua função, com exceção do David [Luiz] e do Diego Souza. O David jogou muito tempo no Chelsea com o Mourinho nessa função [volante] e com o Diego é diferente, porque no Sport ele exerce uma função de movimentação e não de pivô”, afirmou Tite, reconhecendo que o jogador do Sport terá de se adaptar ao seu pedido.
Além da escalação completamente diferente do jogo contra a Argentina, Tite ainda tem o compromisso de dar ao menos alguns minutos de jogo à outras peças que comporão o banco de reservas e não entraram em campo diante dos Hermanos, como Rodriguinho, Jemerson e Ederson. Apenas Philippe Coutinho, Paulinho e Thiago Silva atuarão novamente como titulares nesta terça-feira. A Seleção, já confirmada pelo próprio treinador,será composta por Diego Alves; Rafinha, Thiago Silva, Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz, Paulinho e Philippe Coutinho; Douglas Costa, Giuliano e Diego Souza.
Se o Brasil entrará em campo com uma formação alternativa, a Austrália não fará diferente. Mesmo correndo o risco de sofrer uma derrota por um placar elástico diante de sua torcida no Melbourne Cricket Ground, a seleção local contará com alguns atletas que não jogaram contra a Arábia Saudita, quinta-feira passada, pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo.
Segunda-feira, da próxima semana, a Austrália estreia na Copa das Confederações contra nada mais, nada menos que a Alemanha, atual campeã mundial. Necessitando ter todos os seus atletas nas melhores condições possíveis para a competição na Rússia, o técnico Ange Postecoglou dará oportunidade, por exemplo, para Tim Cahill, que aos 37 anos vem abandonando o protagonismo na seleção australiana e dando lugar a novos talentos.
Com objetivos bastante diferentes, Brasil e Austrália se enfrentam nesta terça-feira, às 6h05 (MS), no Melbourne Cricket Ground, em Melbourne, na Austrália.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X AUSTRÁLIA
Local: Melbourne Cricket Groud, em Melbourne, Austrália
Data: 13 de junho de 2017, terça-feira
Horário: 6h05 (MS)
BRASIL: Diego Alves; Rafinha, Thiago Silva, Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz, Paulinho e Philippe Coutinho; Douglas Costa, Giuliano e Diego Souza
Técnico: Tite
AUSTRÁLIA: Langerak; Degenek, McGowan, Sainsbury e Behich; Luongo, Irvine, Milligan e Jedinak; Tim Cahill e Tomi Juric
Técnico: Ange Postecoglou