Com foco no educar pela pesquisa, SED inicia a terceira edição do encontro “Teia da Educação”
Por Ariel Moreira Publicado 1 de abril de 2017 às 10:00

A Secretaria de Estado de Educação (SED) inicia nesta segunda-feira (3) uma série de seis encontros da terceira edição da “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa”. Com a participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, o evento propõe a aproximação e apropriação da prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor de seu próprio conhecimento.

Os dois primeiros encontros serão em Dourados, no Centro de Eventos Unigran. Na segunda-feira, a programação começará às 13h30, com os profissionais das escolas estaduais de Caarapó, Deodápolis, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Vicentina e Maracaju. Na terça-feira (4), será a vez dos representantes de Dourados, Douradina e Rio Brilhante, a partir das 7 horas, em mais uma etapa desta ação da SED que valoriza a formação dos servidores da educação, contribuindo para que os estudantes da Rede Estadual de Ensino aprendam e avancem.

Nesta edição da Teia, a secretária de Estado de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, apresentará os avanços conquistados pela educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos; o consultor da SED, Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), abordará as propostas e as possibilidades de trabalho no educar pela pesquisa; e o professor José Gomes Pereira relatará sua experiência com essa metodologia na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, uma das primeiras a implementar a proposta de educar pela pesquisa no Estado.

Depois de Dourados, a Teia da Educação – Educar pela Pesquisa segue para Campo Grande, com quatro encontros no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, nos dias 5 e 6 de abril. Novos ciclos da Teia, em diferentes regiões do Estado, estão previstos para os próximos meses.

Fonte: SED