
Mais uma vez a participação do Governo do Estado, através da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) foi fundamental para a difusão do esporte do Estado em competições nacional e desta feita, coube ao Judô a responsabilidade de representar a modalidade no Campeonato Brasileiro Região IV, disputado no fim de semana passado, em Brasília.
A performance não poderia ter sido melhor tanto que o título de Campeão Geral do evento, foi conquistado pelos atletas do Estado, com brilho maior para os judocas na classe sênior, virando o placar contra os donos da casa e conquistaram 12 das 16 possíveis medalhas, que após a categoria sub-15, ficou à frente contabilizando 29 ouro contra 25 de Mato Grosso do Sul.
Na competição, os destaques foram na categoria sênior os judocas Igor Marques (-55kg) do Judô Moura, que derrotou atletas de seleção brasileira e Matheus Pita (-60kg) do Judô Futuro, que deixou para trás os grandes favoritos.
As atletas integrantes da Seleção Brasileira Camila Gebara (+78Kg) do Sakurá de Dourados e Layana Colman (-52kg) do Clube Rocha, favoritas em seus pesos, não deram chances as adversárias e também conquistaram medalhas de ouro.
Outro grande destaque foram quatros árbitros, que participaram do exame nacional de arbitragem todos foram aprovados. Jefersom Botelho, Winston Ramão, João Marcos Nishimura e Jan Cleber Camacho subiram de nível nacional no quadro de árbitros do Brasil. Ao todo o Judô de Mato Grosso do Sul conquistou 96 medalhas, sendo 37 de ouro, 26 pratas e 33 bronzes.