Os consumidores campo-grandenses que receberam a conta de energia elétrica com a cobrança retroativa da taxa de iluminação pública (Cosip) serão reembolsados no próximo mês. Segundo a Energisa/MS, concessionária responsável pelo fornecimento da energia elétrica em Mato Grosso do Sul, a notificação quanto a decisão da suspensão da cobrança extra foi recebida pela empresa somente na quinta-feira (06), com isso, alguns clientes receberam as faturas com o tributo incluído.
Saiba Mais
Prefeitura não vai recorrer de suspensão da cobrança retroativa da Cosip
Em nota divulgada nessa sexta-feira (07), a Energisa informou que os consumidores que receberam as faturas de energia até o dia 06/07/17 deverão realizar normalmente o pagamento, porém, terão os valores referentes à parcela da cobrança retroativa restituídos na conta do próximo mês.
“A partir do dia 07 de julho, as faturas de energia elétrica serão emitidas sem a cobrança retroativa da Contribuição de Iluminação Pública. Permanece em vigor; contudo, a cobrança regular da Cosip”, diz o comunicado. A concessionária também divulgou o telefone para dúvidas: 0800 722-7272.
“O Tribunal de Justiça decidiu que não deve o Município fazer, pelo menos por enquanto, a cobrança dos seis meses retroativos da Cosip. Acontece que uma série de faturas de energia foram emitidas pela empresa na última quarta e quinta-feira, o consumidor que receber a fatura com o retroativo da Cosip deve pagá-la para não ter a interrupção do fornecimento de energia elétrica, mas no próximo mês ele vai receber integralmente o reembolso desse valor pago”, esclareceu o subsecretário de Defesa do Consumidor, Valdir Custódio.